MATO GROSSO
Governo de MT investe R$ 83,8 milhões na reforma e modernização das unidades especializadas de saúde
MATO GROSSO
“Esse é um governo que não para. Estamos trabalhando muito, desde 2019, para ofertar à população unidades de saúde mais modernas, equipadas com o que há de melhor. Essas melhorias tornam o serviço mais eficiente e também beneficia os profissionais e trabalhadores da Saúde, que passam a contar com espaços adequados para o desenvolvimento dos trabalhos”, disse o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo.![]()
A SES está construindo, em Cuiabá, um Centro Logístico de Abastecimento e Distribuição com investimentos de aproximadamente R$ 60 milhões. Ligada à Assistência Farmacêutica, a unidade especializada ofertará espaço moderno e amplo, com uma área total de 20.492,30 m² para o armazenamento de medicamentos e compostos a serem distribuídos aos 142 municípios de Mato Grosso.
O local também irá atender as demandas logísticas das Secretarias de Educação e de Planejamento do Estado. A nova estrutura está 53% concluída e deve ser entregue à população em 2024.
Em Cuiabá, está em reforma e ampliação o Hospital Adauto Botelho. A unidade é ampliada em 3,5 mil m² e recebe um investimento total de R$ 29 milhões. O hospital já foi 40% finalizado e será concluído em 2024.
Com a modernização estrutural, a unidade passará a contar com seis consultórios multiprofissionais, salas para terapia ocupacional, salão, barbearia, sala de TV, cozinha terapêutica e quadra para atividades esportivas.![]()
A SES também está construindo na capital o novo espaço que sediará o MT Hemocentro e o Centro Estadual de Referência de Média e Alta Complexidades (Cermac-MT).
Com um investimento total de R$ 29,2 milhões, a obra já está 22% finalizada e deve ser inaugurada a partir de 2024.
A unidade especializada com a obra mais avançada é do Laboratório Central de Saúde Pública do Mato Grosso (Lacen), que recebe um aporte financeiro de R$ 18,1 milhões e está com 75% dos trabalhos concluídos. O Lacen está em construção em anexo ao Hospital Central. A previsão é que seja finalizado no primeiro semestre de 2024.![]()
A Escola de Saúde Pública de Mato Grosso também está em obras. Estimada em aproximadamente R$ 7 milhões, a reforma da estrutura prevê a troca de cobertura e revestimentos existentes, adaptação dos banheiros, cozinha, modificação dos espaços internos e da fachada. As modernizações estão 42% finalizadas e são feitas por etapas, tendo a previsão de conclusão para 2024.
A secretária adjunta de Infraestrutura de Tecnologia de Informação da SES, Mayara Galvão, afirmou que a equipe está empenhada em entregar as unidades dentro do cronograma previsto.
“Nosso objetivo é modernizar e, consequentemente, promover um atendimento ágil e eficiente aos pacientes que precisam dos serviços dessas unidades”, concluiu.![]()
Obras entregues
Entre 2019 e 2023, o Governo do Estado entregou diversas obras da saúde. Entre elas, está a Superintendência de Vigilância em Saúde, inaugurada em agosto deste ano após melhorias estruturais somadas em R$ 10,4 milhões. O local concentra, aproximadamente, 170 servidores do Estado e realiza o trabalho constante de monitoramento dos fatores que podem causar risco à saúde pública.![]()
Outra obra já concluída foi a da Central de Imunobiológicos da SES, conhecida como Central da Rede de Frio. A unidade passou, em 2021, por reforma e modernização totalizadas em R$ 5 milhões. O investimento possibilitou a ampliação do espaço físico em aproximadamente mil metros quadrados de estrutura. A unidade armazena imunobiológicos e insumos que são distribuídos para os 141 municípios do Estado.
Com objetivo de oferecer um ambiente mais moderno aos pacientes do Lar Doce Lar, a SES investiu R$ 3 milhões e realizou adequações e reparos no local entre 2019 e 2022. A unidade é mantida pelo Estado e é ligada ao Centro Integrado de Assistência Psicossocial (Ciaps) Adauto Botelho.![]()
O diretor do Ciaps Adauto Botelho, Paulo Henrique Almeida, conta que a reforma recuperou a dignidade dos residentes da unidade. “Os pacientes que moram no Lar Doce Lar vivem hoje em um ambiente amplo e digno. Isso contribui para o tratamento deles e facilita o trabalho dos servidores que ali desempenham suas funções”, disse o diretor.
O Governo do Estado segue investindo nos serviços de saúde mental em Mato Grosso. Com um aporte financeiro de R$ 1,4 milhão, a Secretaria reformou e modernizou o Ciaps Adauto Botelho Álcool e Drogas.![]()
Entre 2019 e 2020, a pasta também realizou reparos, adequações e modernizações avaliados em R$ 250 mil na nova estrutura do Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope). A unidade conta com cinco consultórios odontológicos e uma equipe multiprofissional composta por cirurgião-dentista, assistente social, enfermeiro, fisioterapeuta, técnico em saúde bucal e técnico de enfermagem.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Governador anuncia Hospital Regional em Barra do Garças: “momento importante para a região”, afirma prefeito
O governador Otaviano Pivetta anunciou, nesta segunda-feira (21.6), durante reunião com o prefeito Adilson Gonçalves e vereadores, em Barra do Garças, a construção de um Hospital Regional no município.
Como encaminhamento, a Prefeitura terá prazo de 60 dias para apresentar o terreno e a documentação da área destinada à unidade. Após essa etapa, o Estado deve iniciar os projetos técnicos e avançar para a fase de licitação.
“Para mim, é muito importante anunciar a construção de um Hospital Regional que vai atender 13 municípios dessa região. É uma região que é raiz de Mato Grosso, onde muita coisa começou e que teve papel na formação do Estado que temos hoje. Nada mais justo do que trazer esse investimento, que vai fortalecer a saúde e a qualidade de vida da população daqui”, afirmou o governador.
“O prefeito ficou de nos apresentar o terreno e o documento da área até o dia 22 de agosto. A partir daí, nossa equipe entra para iniciar os projetos e avançar no processo, com expectativa de publicar a licitação ainda este ano”, completou.
O governador também destacou o modelo de organização da saúde no Estado e a atuação conjunta com os municípios.
“Estamos estendendo esse atendimento a todas as regiões do Estado, com consórcios e parcerias diretas com as prefeituras, para ampliar a capacidade de atendimento da rede pública de saúde”, disse.
O prefeito Adilson Gonçalves destacou a pressão sobre a rede municipal de saúde e o impacto da nova unidade.
“A região representa um avanço muito grande. Hoje trabalhamos com mais de 95% de ocupação no hospital municipal, já ampliamos leitos e a UPA também está superlotada. Atendemos municípios de diversos estados, entre eles Goiás. Esse hospital chega em um momento muito importante”, destacou.
Ele ressaltou ainda o alcance populacional da região.
“Temos cerca de 150 mil pessoas nos municípios da região, além de uma população flutuante muito grande, com estudantes e fluxo turístico ao longo do ano”, disse.
Também participaram da reunião o deputado federal Fábio Garcia, os deputados estaduais Dr. Eugênio e Chico Guarnieri, e vereadores de Barra do Garças.
Fonte: Governo MT – MT
-
ESPORTES7 dias atrásBélgica e Egito empatam e deixam Grupo G aberto na Copa do Mundo
-
ESPORTES6 dias atrásHaaland brilha em estreia e Noruega goleia Iraque na Copa do Mundo
-
VÁRZEA GRANDE6 dias atrásFigueirinha e Costa Verde recebem força-tarefa do VG em Ação nesta terça-feira (16)
-
VÁRZEA GRANDE6 dias atrásPrefeitura intensifica tapa-buracos, patrolamento e manutenção de drenagem em bairros de Várzea Grande
-
POLÍTICA6 dias atrásLei cria sistema de alerta para avisar vítimas sobre aproximação de agressores
-
PICANTES6 dias atrásCarla Diaz celebra estreia de nova novela no Globoplay e promete agitar trama com Liz
-
ESPORTES7 dias atrás
Uruguai empata com Arábia Saudita e deixa Grupo H totalmente indefinido
-
POLÍCIA6 dias atrásForagido da Justiça por tráfico de drogas é preso pelo Bope em Várzea Grande




