MATO GROSSO
Governador anuncia licitação e 100% das escolas estaduais terão quadras
MATO GROSSO
O governador Mauro Mendes anunciou uma nova licitação para que 100% das escolas estaduais passem a ter quadras poliesportivas em Mato Grosso.
O anúncio foi feito nesta quinta-feira (14/8), durante a entrega da reforma e ampliação da Escola Estadual Alice Fontes, em Cuiabá.
“Temos 626 escolas estaduais. Estamos terminando uma licitação para comprar 79 quadras poliesportivas e, com isso, Mato Grosso vai ter 100% das suas escolas estaduais com quadras. É um exemplo de como as coisas melhoraram e podem continuar melhorando nos próximos anos”, relatou.
Desde o início da gestão, já foram entregues 45 novas quadras poliesportivas, seja para escolas estaduais ou municipais, e outras 15 estão em execução.
Além das quadras, o Governo do Estado tem feito fortes investimentos nas estruturas das unidades escolares. Até o momento, 40 novas escolas foram entregues e outras 45 estão em obras. Outras 90 foram totalmente reformadas e ampliadas, e mais 100 estão nesse processo.
Exemplo disso é a própria Escola Alice Fontes, que recebeu investimento de R$ 5,1 milhões e conta com 10 salas de aula, refeitório, quadra poliesportiva e vestiários, passando a atender 600 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, em dois turnos.
“As escolas que estamos entregando não perdem em nada para as melhores escolas particulares de Mato Grosso. Algumas são até melhores, pois são equipadas com Smart Tvs, chromebooks aos alunos e muitas tecnologias que o ensino privado não possui. E essa qualidade de escola veio para ficar. Nós não podemos aceitar nada menos do que isso. Nada de reforminha só com uma pintura e alguns reparos ‘meia boca’. Os estudantes e profissionais de Educação merecem a melhor estrutura para alcançarem o melhor ensino”, concluiu.
Também participaram do evento: o prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini; os secretários de Estado Alan Porto (Educação) e Allan Kardec (Ciência e Tecnologia); o vereador por Cuiabá, Dilemário Alencar; e a comunidade escolar.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Polícia Civil deflagra operação e prende empresário e gestora em flagrante por “gato” em energia elétrica
A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta terça-feira (23.6), a Operação Gateiro, para apurar o desvio de energia elétrica, popularmente conhecido como “gato”, em Várzea Grande. Durante a operação, um empresário, de 53 anos, e a gestora de um Centro de Recuperação para Dependentes Químicos acabaram presos em flagrante.
A princípio, a operação, realizada pela Delegacia Especializada de Estelionato de Várzea Grande (DEE-VG), visava cumprir um mandado judicial de busca e apreensão domiciliar em Cuiabá em desfavor de um técnico eletricista, de 54 anos, apontado como o responsável por instalar um esquema de desvio de energia elétrica em uma empresa do ramo de carnes localizada em Várzea Grande.
O mandado judicial, expedido pela 4ª Vara Criminal de Várzea Grande, foi um desdobramento da Operação Curto-Circuito, deflagrada em 2025, que revelou um esquema de fraudes em medidores de energia elétrica em estabelecimentos comerciais da região metropolitana de Várzea Grande.
Durante a busca, os policiais realizaram uma varredura na residência do suspeito e apreenderam o aparelho celular dele, material que passará a compor os autos do inquérito policial em andamento e poderá subsidiar novas linhas de investigação.
Na sequência das diligências, a equipe da DEE-VG deu continuidade às ações fiscalizatórias, em conjunto com a Energisa e a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), voltadas à apuração de eventuais fraudes em medidores de energia elétrica em empresas do segmento de distribuição de bebidas, restaurantes e em uma casa de recuperação de dependentes químicos da região.
Em um dos estabelecimentos, um restaurante no bairro Jardim Eldorado, a equipe da DEE-VG, acompanhada do delegado Ruy Guilherme Peral, flagrou um medidor de energia elétrica fraudado. Diante disso, o proprietário do local, de 53 anos, foi preso em flagrante por estelionato.
Também foi localizado um medidor de energia com fraude em um centro de recuperação para dependentes químicos no bairro Capão do Pequi. A gestora e tesoureira da ONG, de 44 anos, foi presa em flagrante. Os dois presos nesta terça-feira são reincidentes no crime de estelionato por fraude de energia elétrica.
“A Operação Gateiro é um desdobramento natural e técnico das investigações iniciadas na Operação Curto-Circuito. Identificar e responsabilizar aqueles que implementam as estruturas físicas das fraudes é fundamental para desarticular por completo esses esquemas criminosos que causam prejuízo milionário às distribuidoras de energia e, em última análise, a toda a sociedade”, afirmou o delegado Ruy Guilherme Peral, coordenador do Núcleo de Inteligência da DEE-VG.
As diligências fiscalizatórias seguem em andamento. Novos desdobramentos serão informados à medida que as apurações avançarem.
O nome da operação, Gateiro, faz alusão à denominação atribuída, popularmente, ao técnico que implementa “gatos” na rede elétrica.
Fonte: Governo MT – MT
-
ESPORTES7 dias atrásHaaland brilha em estreia e Noruega goleia Iraque na Copa do Mundo
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Militar conduz dois faccionados com arma de fogo e drogas
-
ESPORTES6 dias atrásColômbia vence Uzbequistão e assume a ponta do Grupo K na Copa do Mundo
-
POLÍTICA4 dias atrásAL terá debate sobre autismo, meio ambiente, saúde e homenagens a personalidades de MT
-
ESPORTES6 dias atrásGana vence Panamá na estreia e assume vice-liderança do Grupo L
-
ESPORTES6 dias atrásPortugal decepciona na estreia e empata com República do Congo na Copa do Mundo
-
POLÍCIA7 dias atrásForça Tática prende cinco pessoas por tráfico de drogas na Região Metropolitana
-
POLÍCIA7 dias atrásPolícia Civil prende condenado por tráfico de drogas procurado pela Justiça de São Paulo



