CUIABÁ
Search
Close this search box.

CUIABÁ

Secretária de Educação reúne diretores escolares no novo Centro de Formação da Escola Cuiabana

Publicado em

CUIABÁ

As aulas nas unidades da rede pública municipal de educação de Cuiabá iniciarão no dia 5 de fevereiro, mas a largada para o ano letivo de 2024 foi dada na manhã desta quinta-feira (18). A Secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, reuniu os diretores das 170 unidades educacionais da capital no novo Centro de Formação da Escola Cuiabana (CFEC), espaço que abrigará, a partir de agora, as formações continuadas dos cerca de 9 mil profissionais da educação.

Na reunião de trabalho, o primeiro evento da Semana Pedagógica da Escola Cuiabana, Edilene Machado saudou os novos gestores e falou sobre as ações prioritárias para a Educação no último ano da gestão Emanuel Pinheiro.

O objetivo da reunião gerencial foi debater e tirar dúvidas sobre questões ligadas à gestão e administração das unidades educacionais, processos internos de gestão e legislação, prestação de contas, manutenção física, planejamento, projetos e metas.

A secretaria ressaltou a importância da Semana Pedagógica da Escola Cuiabana para a formação continuada dos profissionais e o alinhamento das ações, destacando o trabalho das equipes gestoras para a inclusão, humanização e qualidade do ensino. “Este ano estaremos fortalecendo ações direcionadas ao pedagógico, à melhoria da estrutura física das unidades, especialmente as relacionadas ao Programa Climatizar é Humanizar, por meio do qual temos como meta finalizar o ano com 100% das salas de aulas climatizadas e a valorização dos profissionais, além de outras medidas que implicam na melhoria da qualidade de ensino e proficiência dos nossos estudantes”, disse ela.

Leia Também:  Cuiabá Regula cobra explicações de empresa por ônibus incendiados

Durante o evento, Edilene Machado destacou as ações da atual gestão do Município, voltadas à valorização dos profissionais da educação. “Na gestão do Prefeito Emanuel Pinheiro, entre RGA e ganho real, incluindo os valores já implementados que serão pagos em março, os servidores da educação receberam 49% a mais nos seus salários. Sabemos a diferença que isso representa para os profissionais e esse reconhecimento é devolvido com trabalho, dedicação e comprometimento e que estão transformando a educação cuiabana”, disse a Secretária.

Programação:

No período da tarde, no Centro de Formação da Escola Cuiabana (CFEC), a reunião será com os Coordenadores Pedagógicos que atendem o Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) com a abordagem de temas como a Prova Cuiabá; Gestão do Tempo Rotina e Progressão da Aprendizagem: estratégias para assegurar a aprendizagem dos estudantes e Gestão do Tempo no Fluxo da Orientação do Planejamento, a partir das 14h.

No Auditório Maestro China, da Secretaria Municipal de Educação, também das 14h com os Coordenadores Pedagógicos da Unidade Educacionais que atendem somente a 1ª Infância o tema será a Gestão Pedagógica na Rotina da Educação Infantil: práticas que potencializam as aprendizagens das crianças.

Leia Também:  Prefeitura recebeu caixa com dívida acumulada em R$ 2,3 bilhões

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Rikelme e Lucas Calegari inspiram jovens durante apresentação do Bom de Bola, Bom de Escola

Publicados

em

A apresentação do projeto Bom de Bola, Bom de Escola, com a presença de jogadores cuiabanos que hoje atuam no futebol internacional, transformou o Mini Estádio João Faustino Lima, no bairro Praeirinho, em um palco de inspiração para centenas de crianças e adolescentes, na quinta-feira (25).

Ao lado do prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, o meia Rikelme Hernandes, do Shabab Al-Ahli, dos Emirados Árabes Unidos, e o lateral-direito Lucas Calegari, do Eyüpspor, da primeira divisão da Turquia, deram dicas, jogaram futebol e incentivaram a garotada a se dedicar ao esporte e aos estudos, além de perseverar na busca pelos sonhos. Também participaram do evento os atletas João Maranini, Romarinho e Matías Hernández.

Rikelme destacou a importância do incentivo oferecido pela Prefeitura para aproximar crianças e adolescentes do esporte e da escola. “É uma iniciativa muito boa e muito importante da Prefeitura incentivar esses jovens. Eles nos têm como exemplo, e esse apoio faz toda a diferença. Essas crianças precisam estar envolvidas no esporte, mas também nos estudos. Quando somos jovens, muitas vezes não damos o devido valor à educação, mas depois percebemos o quanto ela é importante para a vida. Esporte e estudo têm que andar juntos”, afirmou.

O jogador também se emocionou ao reencontrar o local onde iniciou sua trajetória no futebol. “Fico muito feliz por participar deste evento, porque um dia também fui uma dessas crianças. Espero que, no futuro, muitos deles consigam seguir esse caminho, seja no Cuiabá ou em outros clubes. Vou ficar muito feliz quando vir um deles realizando esse sonho.”

Leia Também:  Plano Diretor de Cuiabá: Minuta é aprovada pelos conselheiros do CMDE por 18 votos favoráveis

Lucas Calegari ressaltou que iniciativas como o Bom de Bola, Bom de Escola oferecem oportunidades que vão além do esporte. “Joguei muito neste campo e sei da importância desse projeto. É uma iniciativa muito boa, que incentiva o esporte e também os estudos. Quando fui para a Europa, a maior dificuldade foi a língua. Foi aí que percebi ainda mais como a educação faz diferença. Aprender facilitou toda a minha adaptação.”

Durante o evento, o prefeito Abilio Brunini e os atletas também conheceram meninos que já se destacam no projeto e nas escolinhas de futebol. Entre eles estava o jovem Enzo Origuela, atleta do Cuiabá Sub-15, que participou da programação acompanhado do pai. Abilio também ouviu reivindicações da comunidade para melhorias no espaço esportivo. Entre os pedidos apresentados estavam a instalação de iluminação em LED, a implantação de grama natural e a ampliação do apoio à Escolinha de Futebol Juventude.

“Estamos em um lugar que revelou grandes jogadores, como Rikelme e Igor Jesus, mesmo sem uma grande infraestrutura. O que nunca faltou aqui foi dedicação e inspiração. Queremos transformar este espaço em um ambiente ainda melhor para revelar novos talentos e mudar a vida de muitas crianças”, afirmou Abilio, ao confirmar melhorias no espaço.

Leia Também:  Prefeitura mantém ônibus grátis até 23h59 desta sexta e retoma no domingo

O prefeito também destacou que o programa está sendo ampliado por meio de parcerias com clubes e projetos sociais já consolidados na capital. “Estamos fazendo parceria com o Cuiabá Esporte Clube e também com o Mixto Esporte Clube. Antes disso, porém, já existiam projetos sociais, como o do professor Peu [Escolinha de Futebol Juventude], que há muitos anos desenvolvem esse trabalho com dedicação”, reconheceu.

O Bom de Bola, Bom de Escola integra a ampliação do programa municipal de incentivo ao esporte e atenderá gratuitamente 600 crianças e adolescentes em polos distribuídos por diferentes regiões de Cuiabá. Os participantes terão acesso a treinamentos esportivos, uniformes, alimentação, materiais esportivos e acompanhamento técnico especializado. As inscrições podem ser feitas pelo aplicativo Cuiabá Smart, além de atendimento presencial nos locais das atividades para orientar as famílias interessadas.

Além dos atletas, participaram da programação a primeira-dama e vereadora Samantha Iris; os vereadores Baixinha Giraldelli, Coronel Dias e Wilson Kero Kero; e os secretários municipais Nivaldo de Almeida Carvalho Júnior (Trabalho), Marcelo Bussiki (Economia) e Ana Karla (Comunicação).

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA