CUIABÁ
‘Qualifica Mulher’ gera oportunidades para inserção no mercado de trabalho e reúne neta e avó em curso de Noções e Técnicas de Manicure e Pedicure de unhas
CUIABÁ
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, abriu novas oportunidades de capacitação profissional por meio do programa ‘Qualifica Mulher’. A iniciativa foi idealizada em 2017, pela primeira-dama Márcia Pinheiro, que tem o trabalho pautado no atendimento de excelência e humanização para famílias em vulnerabilidade social.
O programa já preparou mais de 6,6 mil pessoas para o mercado de trabalho, sendo que muitas abriram pequenas empreendimentos.
“Foi com esse objetivo que idealizamos esse programa que, por meio de uma parceria grandiosa com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), têm oportunizado há cada ano, a muitas mulheres, antes dependentes únicas e exclusivamente de seus companheiros. Hoje, possuem renda para poder ajudar na economia familiar. São muitos exemplos de superação e força de vontade. Além do mais, desse quantitativo formado, mais de 80% mulheres que buscam a independência financeira e, em alguns casos, a saída do ciclo da violência doméstica e familiar”, declarou a primeira-dama e idealizadora do Qualifica Mulher, Márcia Pinheiro.
Os cursos são ofertados em diferentes áreas, como designer de sobrancelhas, produção de bolos e tortas, pães e salgados, técnicas de depilação e noções técnicas de manicure e pedicure.
As atividades são realizadas nas quatorze unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e nos quatro Centros de Convivência de Idosos (CCI’s) e ministradas por professores do Senac.
Na unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do bairro Jardim Araçá, está ocorrendo o curso de ‘Noções Técnicas de Manicure e Pedicure’. Treze mulheres do bairro e regiões vizinhas, decidiram mudar de vida e abraçaram a oportunidade.
O curso começou no último dia 10 e término previsto para o dia 25. Essa é a primeira etapa da edição 2023.
Mesmo com pouca idade, apenas dezesseis anos, a jovem Ingrid Letícia, logo que ficou sabendo do curso, já procurou se organizar para conciliar seu tempo para aprender uma profissão. Está cursando o segundo ano do Ensino Médio a noite e pensa em ter uma vida com mais tranquilidade.
“Além de ser gratuito, nos capacita para o mercado de trabalho. E o melhor, podemos trabalhar em casa, fazendo a própria rotina de trabalho. Tinha apenas uma ideia de como fazer unha, mas com esse curso, percebo que com as técnicas certas, vou poder ganhar meu próprio dinheiro”, contou Ingrid.
“E quem é que disse que tem idade limite pra começar uma nova profissão? A única coisa que precisa é querer e ter coragem pra mudar um pouco a realidade. Essa foi a definição da dona Isabel Maria Ferreira, que aos 66 anos, aposentada, recebeu convite da neta que também está participando do Qualifica. “Com essa experiência, com as técnicas certas, vou poder fazer a unha da mãe de 88 anos e ainda fazer para os amigos mais próximos. Basta querer. Todas somos capazes. Não podemos deixar passar as oportunidades. Estou muito feliz e agraciada em participar dessa excelente iniciativa da primeira-dama Márcia Pinheiro, pois não temos condições de pagar um curso como esse”, ressaltou dona Isabel.
A aluna Jocelaine Viana Stecanellla, 40 anos já trabalha na área, com serviço de alongamento de unhas. Segundo ela, o que levou a fazer o curso foi para um conhecimento mais aprofundado de como fazer as unhas simples pois, muitas mulheres preferem o modelo tradicional. “Apesar de já conhecer a técnica, nesse curso estou aprendendo as formas corretas de esmaltação e remoção de pelas que ficam nos cantos das unhas. Está sendo muito proveitoso. Faço um convite às mulheres que estão em casa e desempregadas. Temos que ter iniciativa para mudar a situação atual. Além de ser de graça, agrega a nossa vida e nos prepara para o mercado. Não arrumem desculpas, agarrem as oportunidades”, convidou a aluna.
Ariane Dantas, além de professora do curso de Noções e Técnicas de Manicure e Pedicure, também atua na área. Com isso, para um melhor entendimento e aproveitamento das alunas, ela ensina que para aplicação de uma técnica 100% eficaz tem que praticar. Durante o curso, são apresentadas as formas de atuação de uma manicure, como receber, como atuar, entender o perfil de cada cliente, além dos diferentes tipos de cutículas pois, umas são mais finas, outras mais grossas ou até mesmo aquelas que têm o costume de roer as unhas. Cada caso é um caso. “Repasso para minhas alunas como funciona o dia a dia de uma manicure. Saber os limites da cutícula para que problemas futuros com as clientes possam ser evitados. É errando que se aprende. Mais de 88% já pegaram a ideia. As demais, até o final do curso estarão preparadas. Sou muito grata em fazer parte desse programa que, de forma gratuita proporciona aprendizado para uma carreira profissional”, declarou a professora.
‘Sinto-me honrada em estar à frente da pasta social do município. Há cada turma forma é mais uma comprovação de que a gestão do nosso prefeito Emanuel Pinheiro e da primeira-dama Márcia Pinheiro, pautados na humanização e na busca incessante em oferecer qualidade de vida às famílias em situação de vulnerabilidade social da nossa capital. Estamos muito felizes em saber de que está valendo a pena e que muitas vidas foram salvas”, finalizou a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.
“O Qualifica tem sido uma das nossas maiores bandeiras sociais e um dos maiores cases do prefeito Emanuel Pinheiro. Nós temos o objetivo de certificar até 10 mil pessoas ao final da gestão e garantir o sustento familiar e oportunidade para que as pessoas sejam menos dependentes do poder público”, disse a primeira-dama Márcia Pinheiro.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Cuiabá reforça que atendimentos na rede municipal de saúde são 100% gratuitos e não há cobrança de valores
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), alerta pacientes, familiares e acompanhantes de que nenhuma unidade da rede municipal de saúde realiza cobranças por atendimentos, internações, cirurgias, exames, medicamentos ou qualquer outro serviço prestado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Da mesma forma, não há, em hipótese alguma, solicitação de dinheiro, transferências via PIX, presentes, favores ou qualquer outra vantagem para garantir atendimento ou dar continuidade ao tratamento de pacientes.
O alerta é direcionado principalmente aos familiares de pessoas internadas ou em atendimento nas unidades hospitalares e de urgência do município, como o Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá, o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), o Hospital Municipal São Benedito, o Centro Médico Infantil (CMI) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). A Secretaria reforça que qualquer pedido de pagamento em nome dessas unidades caracteriza prática irregular e deve ser denunciado imediatamente.
A orientação também se estende às demais unidades da rede municipal, incluindo as Unidades de Saúde da Família (USFs), Centros de Especialidades Médicas (CEMs), Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), Policlínica do Pedra 90, Serviços de Atenção Especializada (SAEs), Centros Especializados em Reabilitação (CERs), Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs), Unidades Descentralizadas de Reabilitação (UDRs), Laboratório Central de Cuiabá (LACEC), Unidade de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (URPICS), as seis Residências Terapêuticas mantidas pelo município, além dos setores de vigilância sanitária, vigilância epidemiológica, Centro de Controle de Zoonoses, CEREST, CIEVS, CDMIC Cuiabá, Complexo Regulador, Ouvidoria e demais áreas administrativas da Secretaria Municipal de Saúde.
A Secretaria Municipal de Saúde orienta que, caso algum paciente, familiar ou acompanhante receba pedido de dinheiro ou qualquer outro tipo de vantagem em nome de profissionais ou unidades da rede municipal, não efetue nenhum pagamento. A recomendação é registrar a denúncia imediatamente na Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde pelos telefones (65) 3318-6011 e (65) 3318-6013, ou presencialmente na Rua General Aníbal da Mata, nº 139, bairro Duque de Caxias, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Além da denúncia à Ouvidoria, a Secretaria recomenda que familiares e vítimas registrem um Boletim de Ocorrência (BO) para que o caso seja investigado pelas autoridades competentes e, caso seja constatada tentativa de golpe ou outra prática criminosa, os responsáveis sejam identificados e responsabilizados.
A Prefeitura de Cuiabá reforça que todos os serviços oferecidos pela rede municipal de saúde são gratuitos, conforme os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), e que nenhuma cobrança é autorizada para a realização de consultas, exames, procedimentos, internações ou tratamentos. A orientação é para que a população permaneça atenta e denuncie qualquer situação suspeita.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
POLÍCIA5 dias atrásPolícia Militar conduz dois faccionados com arma de fogo e drogas
-
ESPORTES6 dias atrásColômbia vence Uzbequistão e assume a ponta do Grupo K na Copa do Mundo
-
POLÍTICA5 dias atrásAL terá debate sobre autismo, meio ambiente, saúde e homenagens a personalidades de MT
-
ESPORTES7 dias atrásGana vence Panamá na estreia e assume vice-liderança do Grupo L
-
POLÍCIA7 dias atrásPolícia Civil prende homem condenado por estupro de vulnerável
-
ESPORTES7 dias atrásPortugal decepciona na estreia e empata com República do Congo na Copa do Mundo
-
POLÍCIA7 dias atrásPolícias Civis de Mato Grosso e do Pará cumprem mandado de prisão definitiva contra condenada a nove anos por tráfico de drogas
-
POLÍCIA5 dias atrásPolícia Civil, Crefito-9 e Vigilância Sanitária flagram falso terapeuta ocupacional que atende crianças em Cuiabá



