CUIABÁ
Search
Close this search box.

CUIABÁ

Prefeitura retira 20 toneladas de lixo do Rio Cuiabá mensalmente

Publicado em

CUIABÁ

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), realiza a retirada de cerca de 20 toneladas de lixo por mês do leito e das margens do Rio Cuiabá. O trabalho é feito com apoio da balsa ecológica, operada pela empresa Locar Saneamento Ambiental, responsável também pela coleta domiciliar em bairros e avenidas da capital.

Nesta terça-feira (16), o diretor-geral da Limpurb, Felipe Wellaton, acompanhou de perto uma vistoria técnica durante a execução do serviço. A inspeção ocorreu em razão do grande volume de resíduos acumulados nas margens do rio após a forte chuva e os ventos registrados no último domingo (14).

“Por conta da chuva, o lixo descartado irregularmente pela população desceu para as margens do Rio Cuiabá, gerando o acúmulo de detritos, como foi registrado em vídeos. É importante ressaltar: o lixo não chega sozinho ao rio. Alguém o joga. Essa prática causa entupimento de bocas de lobo, obstrução de córregos e, consequentemente, poluição dos leitos”, destacou Wellaton.

A balsa ecológica atua de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, percorrendo aproximadamente sete quilômetros entre a Marina Goiana, na região da Beira Rio, e a Ponte Sarita Baracat de Arruda, no bairro Parque Atalaia. Durante o trajeto, são recolhidos em média dois contêineres de resíduos por dia, cerca de uma tonelada, o que representa aproximadamente 20 toneladas por mês.

Leia Também:  Coral formado por servidores da Educação retoma atividades em abril

Na fiscalização desta terça-feira, foram encontrados materiais diversos, como garrafas PET, copos plásticos, restos de poda, além de eletrodomésticos como geladeiras e fogões. A maior concentração estava nas margens da Orla do Porto I, onde tampas e recipientes de marmitas chamaram atenção.

“Se observarmos, muito desse descarte irregular vem da Orla do Porto I, que é limpa diariamente com equipes de varrição e recolhimento. Mesmo assim, parte da população insiste em jogar lixo de forma inadequada, o que compromete diretamente a preservação do Rio Cuiabá”, reforçou o diretor-geral.

A embarcação utilizada no serviço tem mais de sete metros de largura e três de comprimento, comportando dois contêineres de até 500 litros cada. A equipe é formada por um piloto e dois coletores, que trabalham com equipamentos de proteção individual e utilizam passaguás, ganchos e coleta manual para retirar os resíduos. Após a coleta, os materiais são ensacados e transportados pela Locar até o Aterro Sanitário (CGR/Orizon), garantindo a destinação correta.

Para evitar o acúmulo de lixo em áreas públicas e no rio, a Prefeitura de Cuiabá disponibiliza à população o Programa Cata-Treco, que oferece uma opção prática e gratuita para o descarte adequado de materiais que não são recolhidos pela coleta convencional.

Leia Também:  Hospital Municipal São Benedito completa 7 anos de funcionamento

O programa não recebe restos de poda, pneus, vidros, baterias, pilhas, entulhos de obras, latas de tinta e pedaços de madeira. Esses itens devem ser destinados aos ecopontos ou locais autorizados de descarte.

Quem desejar solicitar o serviço fora do cronograma pode agendar pelo telefone (65) 3645-5518 ou pelo WhatsApp (65) 99243-6502.

#PraCegoVer

A imagem mostra o diretor-geral da Limprub, Felipe Wellaton durante vistoria técnica para acompanhar a execução do serviço de Balsa Ecológica.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Craques da Natureza realiza 2ª edição com plantio de mudas na região do Pedra 90

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá promove nesse domingo (28) a segunda edição da campanha Craques da Natureza: Plantou, Colou!, que reunirá crianças, famílias e moradores para o plantio de 600 mudas de árvores no na região do bairro Pedra 90.

A ação contará com a participação de crianças atendidas pelos projetos Siminina e Siminino.

O ponto de encontro será na Avenida Tatsumi Koga, conhecida como Avenida V2. De lá, os participantes seguirão em mutirão até os locais definidos para o plantio das mudas.

Como forma de incentivar a participação das crianças, empresas parceiras doaram pacotes de figurinhas da Copa do Mundo. Ao todo, serão distribuídas mil figurinhas aos participantes da ação, além de pipoca, picolé e vouchers durante a programação.

A campanha integra as ações da Prefeitura de Cuiabá voltadas à ampliação da cobertura vegetal da cidade e faz parte da programação do mês do meio ambiente. A meta da gestão municipal é plantar aproximadamente 4 mil árvores em diferentes regiões da capital.

A primeira edição da iniciativa foi realizada no Parque Tia Nair e reuniu cerca de 200 crianças, além de dezenas de famílias, que participaram do plantio de 400 mudas em menos de uma hora. O prefeito Abilio Brunini acompanhou a atividade e participou da entrega dos vouchers aos participantes.

Leia Também:  Sine Municipal oferece 306 oportunidades de emprego nesta terça-feira (18)

A campanha conta com o apoio de diversas secretarias municipais. O Horto Florestal Tote Garcia disponibiliza as mudas e presta orientações técnicas sobre o plantio. Também participam da mobilização a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), o gabinete da primeira-dama e a Secretaria Municipal de Assistência Social.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA