CUIABÁ
Prefeitura entrega autorizações a ambulantes do Parque das Águas
CUIABÁ
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), realizou nesta terça-feira (26) a entrega das autorizações temporárias de funcionamento para os vendedores ambulantes cadastrados que irão atuar no entorno do Parque das Águas. Ao todo, 23 trabalhadores foram devidamente autorizados a atuar no local.
Durante o encontro, a secretária de Ordem Pública, Juliana Palhares, destacou que as autorizações têm validade de 60 dias e são pessoais e intransferíveis. Segundo ela, a organização do comércio ambulante no parque está sendo conduzida com diálogo e respeito.
“Quero agradecer imensamente a colaboração de todos vocês, a compreensão que sempre tiveram com os fiscais e o bom relacionamento pautado no respeito. Vocês são trabalhadores, parceiros, e são fundamentais para o sucesso do Parque das Águas. Estamos garantindo organização e tranquilidade, preservando o espaço e, ao mesmo tempo, oferecendo atrativos para as famílias que frequentam o parque”, afirmou Juliana.
O coordenador de parque da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), Eliakim Bendo, ressaltou que a reorganização dos ambulantes foi realizada a pedido do Ministério Público. “Deixamos alguns pontos específicos dentro do parque para os vendedores se instalarem, e a população aceitou bem. Passamos pela fase de teste sem reclamações e, agora, entregamos as permissões provisórias. Estamos muito felizes por dar esse espaço a trabalhadores que também fomentam a visitação”, afirmou.
Para os ambulantes, a autorização representa mais do que um documento: é a garantia de dignidade e reconhecimento. Camila Solano, que trabalha com aluguel de brinquedos e carrinhos elétricos, comemorou o momento. “Foram oito anos de luta. Graças a Deus, nesta gestão conseguimos essa autorização provisória. É um dia especial para todos nós, porque agora não estamos mais clandestinos. Só temos a agradecer por essa grande oportunidade de permanecer no parque e atender à população com nosso trabalho”, declarou.
Ricardo Rodrigues, que atua no parque com aluguel de bicicletas, comentou sobre a readequação do espaço. “Ficou muito bom! As áreas de alimentação e diversão foram separadas, e houve uma boa aceitação por parte do público.”
Já Florisvaldo Soares dos Santos, vendedor de pipoca, celebrou a conquista lembrando sua trajetória no local. “Desde que o Parque das Águas foi inaugurado, eu trabalho ali vendendo pipoca. Sempre soube da importância da regularização e agora estou muito feliz. A Prefeitura nos deu essa oportunidade e nós só temos a agradecer. Atender o público com carinho e alegria é o que faz a diferença. As pessoas vão ao parque para se divertir, e nós estamos lá para oferecer o melhor”, afirmou.
Além da entrega das autorizações, os trabalhadores foram orientados sobre a legislação municipal, definição dos locais de comercialização, horários de funcionamento e produtos autorizados, bem como sobre a assinatura da Declaração de Ciência e Responsabilidade por parte dos ambulantes.
#PraCegoVer
A foto ilustra os trabalhadores reunidos no auditório da Secretaria de Ordem Pública. Eles estão ouvindo as explicações da secretária Juliana Palhares. Abaixo, há uma galeria de fotos que mostra outros momentos da entrega da autorização
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Cuiabá reforça que atendimentos na rede municipal de saúde são 100% gratuitos e não há cobrança de valores
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), alerta pacientes, familiares e acompanhantes de que nenhuma unidade da rede municipal de saúde realiza cobranças por atendimentos, internações, cirurgias, exames, medicamentos ou qualquer outro serviço prestado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Da mesma forma, não há, em hipótese alguma, solicitação de dinheiro, transferências via PIX, presentes, favores ou qualquer outra vantagem para garantir atendimento ou dar continuidade ao tratamento de pacientes.
O alerta é direcionado principalmente aos familiares de pessoas internadas ou em atendimento nas unidades hospitalares e de urgência do município, como o Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá, o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), o Hospital Municipal São Benedito, o Centro Médico Infantil (CMI) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). A Secretaria reforça que qualquer pedido de pagamento em nome dessas unidades caracteriza prática irregular e deve ser denunciado imediatamente.
A orientação também se estende às demais unidades da rede municipal, incluindo as Unidades de Saúde da Família (USFs), Centros de Especialidades Médicas (CEMs), Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), Policlínica do Pedra 90, Serviços de Atenção Especializada (SAEs), Centros Especializados em Reabilitação (CERs), Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs), Unidades Descentralizadas de Reabilitação (UDRs), Laboratório Central de Cuiabá (LACEC), Unidade de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (URPICS), as seis Residências Terapêuticas mantidas pelo município, além dos setores de vigilância sanitária, vigilância epidemiológica, Centro de Controle de Zoonoses, CEREST, CIEVS, CDMIC Cuiabá, Complexo Regulador, Ouvidoria e demais áreas administrativas da Secretaria Municipal de Saúde.
A Secretaria Municipal de Saúde orienta que, caso algum paciente, familiar ou acompanhante receba pedido de dinheiro ou qualquer outro tipo de vantagem em nome de profissionais ou unidades da rede municipal, não efetue nenhum pagamento. A recomendação é registrar a denúncia imediatamente na Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde pelos telefones (65) 3318-6011 e (65) 3318-6013, ou presencialmente na Rua General Aníbal da Mata, nº 139, bairro Duque de Caxias, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Além da denúncia à Ouvidoria, a Secretaria recomenda que familiares e vítimas registrem um Boletim de Ocorrência (BO) para que o caso seja investigado pelas autoridades competentes e, caso seja constatada tentativa de golpe ou outra prática criminosa, os responsáveis sejam identificados e responsabilizados.
A Prefeitura de Cuiabá reforça que todos os serviços oferecidos pela rede municipal de saúde são gratuitos, conforme os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), e que nenhuma cobrança é autorizada para a realização de consultas, exames, procedimentos, internações ou tratamentos. A orientação é para que a população permaneça atenta e denuncie qualquer situação suspeita.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
POLÍCIA5 dias atrásPolícia Militar conduz dois faccionados com arma de fogo e drogas
-
ESPORTES6 dias atrásColômbia vence Uzbequistão e assume a ponta do Grupo K na Copa do Mundo
-
POLÍTICA5 dias atrásAL terá debate sobre autismo, meio ambiente, saúde e homenagens a personalidades de MT
-
ESPORTES7 dias atrásGana vence Panamá na estreia e assume vice-liderança do Grupo L
-
POLÍCIA7 dias atrásPolícia Civil prende homem condenado por estupro de vulnerável
-
ESPORTES7 dias atrásPortugal decepciona na estreia e empata com República do Congo na Copa do Mundo
-
POLÍCIA7 dias atrásPolícias Civis de Mato Grosso e do Pará cumprem mandado de prisão definitiva contra condenada a nove anos por tráfico de drogas
-
POLÍCIA5 dias atrásPolícia Civil, Crefito-9 e Vigilância Sanitária flagram falso terapeuta ocupacional que atende crianças em Cuiabá



