CUIABÁ
Search
Close this search box.

CUIABÁ

Prefeitura de Cuiabá repudia atentado contra templo Quimbaba

Publicado em

CUIABÁ

A Prefeitura de Cuiabá repudia veementemente o atentado ocorrido no último sábado (15), quando um templo da religião Quimbanda, localizado na Avenida Dante Martins de Oliveira, foi invadido e incendiado de forma criminosa. O espaço, dedicado à fé, caridade e ancestralidade, teve parte de sua estrutura e objetos destruídos.

Cuiabá é uma cidade fundada sobre os valores de respeito, diversidade cultural e liberdade de expressão religiosa. Atos de intolerância, violência ou discriminação contra qualquer religião ou credo são inaceitáveis e ferem não apenas os direitos fundamentais, mas o convívio pacífico que deve prevalecer em nossa sociedade.

A Prefeitura reforça seu compromisso com a promoção da paz, respeito e diálogo entre todas as crenças e segmentos religiosos e confia na atuação rigorosa das autoridades policiais para a devida apuração dos fatos e responsabilização do autor desse crime.

Toda forma de ataque à liberdade religiosa é um ataque à democracia e aos princípios que regem nosso município. Reiteramos nossa solidariedade à comunidade atingida e reafirmamos que Cuiabá não compactua com atos dessa natureza, que atentam contra o direito de professar livremente a fé.

Leia Também:  Estudantes de Cuiabá homenageiam cultura africana e história de artistas negros

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Conferência Municipal de Saúde começa nesta segunda-feira (29)

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Conselho Municipal de Saúde, dá início nesta segunda-feira (29) à 16ª Conferência Municipal de Saúde de Cuiabá, um dos principais espaços de participação popular na construção das políticas públicas de saúde do município. O evento será realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso e reunirá usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores da saúde, gestores, prestadores de serviços e representantes da sociedade civil.

Neste primeiro dia, a programação começa às 7h, com o credenciamento dos participantes, seguido da abertura oficial às 8h30. Na sequência, será realizada a Conferência Magna, que abordará o tema “Brasil das Brasileiras e dos Brasileiros: SUS e Soberania. Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil”, além dos quatro eixos temáticos que irão nortear os debates da conferência.

Em razão do ponto facultativo decretado pelo prefeito Abilio Brunini para a tarde de segunda-feira (29), devido ao jogo da Seleção Brasileira contra o Japão pela Copa do Mundo, às 13h, a programação do primeiro dia será encerrada às 12h. A leitura e aprovação do Regimento Interno, inicialmente prevista para o período da manhã, será realizada na terça-feira (30), quando a programação será retomada normalmente.

Leia Também:  Fiscais da Secretaria de Ordem Pública participam de curso prático de manuseio de sonômetro

Durante os dois dias de evento, os participantes irão avaliar a situação da saúde em Cuiabá, discutir os principais desafios enfrentados pela rede pública e elaborar propostas que irão subsidiar as diretrizes da Política Municipal de Saúde para os próximos anos.

Na terça-feira (30), a programação terá início às 8h com a apresentação da análise da situação da saúde de Cuiabá sob a perspectiva da gestão municipal, conduzida pela secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon. Em seguida, será apresentada a visão do controle social, representada pelo vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Julio Cesar de Souza Garcia.

Ao longo do dia serão realizados os trabalhos em grupo, a plenária final, a eleição dos delegados que representarão Cuiabá na 11ª Conferência Estadual de Saúde de Mato Grosso e o encerramento do evento, previsto para as 18h.

A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, destacou que a conferência representa um momento fundamental para fortalecer o diálogo entre a gestão e a população.
“A Conferência Municipal de Saúde é um espaço democrático e essencial para ouvirmos a população, os profissionais da saúde e todos os segmentos que fazem parte do SUS. É por meio desse diálogo que conseguimos identificar prioridades, aperfeiçoar os serviços e construir soluções que atendam às reais necessidades dos cuiabanos.”

Leia Também:  Em Cuiabá, embaixador da Índia no Brasil cumpre ampla agenda e conhecerá pontos turísticos

Em razão do ponto facultativo, as unidades de saúde da rede municipal não realizarão atendimentos na tarde de segunda-feira (29). Os pacientes que possuíam consultas agendadas nesse período serão remanejados para o turno da manhã ou para a terça-feira (30), conforme a disponibilidade de cada unidade. Os serviços considerados essenciais permanecerão funcionando normalmente.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA