CUIABÁ
Search
Close this search box.

CUIABÁ

HMC recebe visita técnica para avaliação e busca de soluções de desafios enfrentados pela saúde pública de Cuiabá

Publicado em

CUIABÁ

O Hospital Municipal de Cuiabá Dr.Leony Palma de Carvalho recebeu, na manhã desta quinta-feira (12), uma visita técnica com a presença do desembargador Orlando Perri, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), do promotor de Justiça Milton Mattos, representantes do Conselho Regional de Medicina (CRM-MT), do juiz da 1ª Vara da Saúde, Agamenon Alcântara, do Secretário Municipal de Saúde, Deiver Teixeira, além dos diretores da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), Paulo Ponce, diretor Geral, Ana Paula Ricci, diretora Financeira e Anderson Ferreira Torres, diretor técnico, que acompanhou toda a equipe durante a visita. O objetivo da ação foi o de realizar apontamentos que serão apresentados em uma reunião, agendada para a próxima segunda-feira, com a participação dos poderes envolvidos, do Estado e dos futuros gestores municipais.

A visita técnica à maior unidade de saúde pública da capital, que também atende pacientes de todo o estado de Mato Grosso, teve como objetivo avaliar as condições da unidade, identificar falhas estruturais e operacionais, e buscar soluções para os problemas enfrentados no atendimento à população. O HMC tem se tornado um ponto crítico, com superlotação e desafios de gestão, além de receber pacientes de diversas regiões do estado, com uma ocupação de quase 40% de pessoas vindas do interior. Atualmente, o hospital atende cerca de 30% a mais que sua capacidade.

Após a inspeção, o desembargador Orlando Perri avaliou a visita como altamente produtiva, destacando a importância da colaboração entre os diferentes poderes e órgãos envolvidos. “A atuação conjunta é essencial para que possamos resolver de forma efetiva os problemas da saúde pública em Cuiabá, que impactam diretamente a vida dos cidadãos e também de todo o estado, já que o HMC recebe pacientes de diversas cidades de Mato Grosso. Esta visita foi uma oportunidade para que todos possamos entender a realidade da unidade e, de forma integrada, propor soluções rápidas e eficazes”, afirmou Perri.

Leia Também:  Em São Paulo, Abilio discute PPPs com Tarcísio e Pivetta

Durante a visita, os representantes das instituições percorreram as instalações do hospital, conversaram com os profissionais de saúde e discutiram os principais pontos críticos da unidade, como a superlotação, a falta de leitos, a escassez de recursos e a necessidade de investimentos em infraestrutura e equipamentos médicos. A presença do juiz Agamenon Alcântara foi fundamental para reforçar a importância da judicialização das questões de saúde pública e a necessidade de um acompanhamento rigoroso das condições de atendimento nas unidades de saúde. Também foi discutido o alto custo ao município das Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME), que são equipamentos essenciais nos tratamentos médicos, odontológicos, de reabilitação, diagnósticos e terapêuticos.

O secretário municipal de Saúde de Cuiabá, Deiver Teixeira, também comentou a importância da visita técnica. “Este é um momento de grande importância para a gestão pública da nossa saúde, pois nos permite estar de perto com os órgãos fiscalizadores, o Judiciário e o Ministério Público, para juntos encontrarmos as melhores soluções. Sabemos que os desafios são grandes, mas estamos trabalhando para melhorar a infraestrutura e os recursos do HMC. Essa interação com os órgãos responsáveis é fundamental para construirmos soluções coletivas e, assim, garantir um atendimento de saúde de qualidade à nossa população”, afirmou Teixeira.

Leia Também:  Renegociação de consignados: confira o passo a passo de como fazer o pedido online

A visita técnica serviu como ponto de partida para uma reunião que acontecerá na próxima segunda-feira, com representantes da atual gestão e dos nomeados como próximos gestores pelo prefeito eleito Abílio Brunini. Segundo Deiver Teixeira, essa reunião permitirá que a pasta apresente tudo o que já foi realizado até aqui, para que os próximos gestores tenham dados suficientes para continuar conduzindo a saúde de forma eficiente.

Ainda segundo Perri, a expectativa é de que, após a análise dessa visita, sejam adotadas medidas urgentes para melhorar a qualidade do atendimento no HMC e em outras unidades de saúde da cidade. A promessa é de um acompanhamento contínuo e ações coordenadas para resolver os problemas de longo prazo. Sobre as dificuldades na relação entre o Estado e o Município na administração da saúde pública, Perri acredita que chegou o momento de ambas as partes trabalharem juntas em prol da população, deixando de lado interesses políticos. “O Judiciário, junto com o Ministério Público e o Tribunal de Contas, busca construir as pontes necessárias para que o Estado e o município possam ter o diálogo necessário. Para a próxima semana, convocamos tanto o atual prefeito quanto o prefeito que assumirá no dia 1º de janeiro para uma reunião, onde vamos debater e buscar soluções para a crise na saúde de Cuiabá. Esperamos que eles participem, para que, juntos, possamos encontrar as soluções necessárias”, garantiu o desembargador.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Prefeitura libera creches integrais e suspende aulas da tarde na rede municipal durante jogo do Brasil

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá definiu como será o funcionamento da rede municipal de ensino na próxima segunda-feira. O prefeito Abilio Brunini explicou que as creches de período integral não terão atendimento durante todo o dia, enquanto as escolas municipais funcionarão apenas no período da manhã, com suspensão das aulas vespertinas para que famílias e servidores possam acompanhar a partida entre Brasil e Japão pelas oitavas de final da Copa do Mundo de 2026, no dia 29.

Segundo o prefeito, os pais de crianças matriculadas nas creches municipais devem se programar com antecedência. “As creches de período integral vão ser liberadas o dia todo. Então, pais, por favor, se organizem, se planejem, porque segunda-feira as creches municipais vão liberar o dia todo”, afirmou.

Nas escolas municipais, o funcionamento será parcial. As aulas do período matutino ocorrerão normalmente, enquanto as atividades da tarde estarão suspensas. A medida acompanha o decreto municipal que estabeleceu ponto facultativo a partir das 12h nas repartições públicas não essenciais.

Na área da Saúde, as Unidades de Saúde da Família (USFs), os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), ambulatórios e setores administrativos atenderão até o meio-dia. Pacientes com consultas e procedimentos eletivos agendados para a tarde terão os atendimentos antecipados para o período da manhã ou remarcados para terça-feira (30), conforme a disponibilidade de cada unidade. As equipes entrarão em contato para informar a nova data e horário.

Leia Também:  Em São Paulo, Abilio discute PPPs com Tarcísio e Pivetta

Abilio destacou que a reorganização dos serviços foi planejada para garantir que os atendimentos essenciais não sejam comprometidos. “As unidades básicas de saúde vão funcionar pela manhã. No período vespertino estarão liberadas, mas os agendamentos da tarde devem ser feitos no período da manhã ou no dia seguinte”, explicou.

Os serviços de urgência e emergência permanecerão funcionando normalmente durante todo o dia. Continuam com atendimento 24 horas as UPAs Pascoal Ramos, Morada do Ouro, Leblon e Verdão, além da Policlínica do Pedra 90, Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), Hospital Municipal São Benedito, Hospital e Pronto-Socorro Municipal, Centro Médico Infantil (CMI) e as Residências Terapêuticas.

A administração municipal afirma que o expediente especial busca permitir que servidores e famílias acompanhem a partida da Seleção Brasileira, ao mesmo tempo em que preserva o funcionamento dos serviços essenciais e reduz os impactos na mobilidade urbana durante o horário do jogo.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA