CUIABÁ
Gestão Emanuel Pinheiro construiu, sem contrapartida estadual, dois viadutos e entregou a maior via estruturante de Cuiabá nos últimos 50 anos
CUIABÁ
Sob a liderança do prefeito Emanuel Pinheiro, a Prefeitura de Cuiabá tem se destacado pelo compromisso com o desenvolvimento urbano e a melhoria da qualidade de vida da população. A gestão não apenas priorizou, mas também entregou projetos transformadores, com destaque para as obras de mobilidade que têm descomprimido o trânsito e integrado diversas regiões da cidade. Sem contar com aporte financeiro do Estado, a administração municipal concretizou a construção e entrega de dois viadutos, sendo a grande culminância dessa jornada a inauguração, neste 20 de dezembro, do Contorno Leste Professora Castorina Sabo Mendes, uma obra de proporções históricas, representando a maior via estruturante da capital nos últimos 50 anos. A via conecta à região do Distrito Industriário à Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251), conectando mais de 40 bairros e beneficiando 250 mil pessoas.
Na solenidade, o gestor fez uma avaliação das obras de mobilidade já implantadas na capital e ressaltou que foi o único a realizar a construção de dois viadutos de grande porte e uma via de ligação estratégica, a maior via estruturante nos últimos 50 anos entre diferentes áreas da cidade. “O novo Contorno Leste não é apenas mais uma via, mas um verdadeiro corredor de oportunidades, que conecta pessoas, promove a integração e impulsiona o desenvolvimento de Cuiabá e de todo o estado. Comparada à histórica Avenida Miguel Sutil, uma das maiores realizações da gestão do ex-governador Dante de Oliveira, a Avenida Castorina Sabo Mendes é ainda mais imponente, com seus 17,3 quilômetros de extensão, superando outras importantes vias da cidade, como a Avenida Beira Rio e a Avenida das Torres, em extensão e impacto”.
Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito fez questão de destacar o legado dessas obras, citando o Viaduto Murilo Domingos, na Avenida Beira Rio, como exemplo da modernidade e eficiência da gestão. Com um investimento de cerca de R$ 18 milhões, a obra de 400 metros de extensão, composta por 200 metros de estrutura elevada e 200 metros de muro em escama de concreto, reflete o compromisso com a melhoria da mobilidade urbana e da segurança dos cuiabanos. A iluminação em LED não só embeleza a estrutura, mas também promove a economia de energia e a segurança noturna. “Estas obras são mais do que um investimento em infraestrutura, são uma contribuição real para a qualidade de vida dos cuiabanos, oferecendo alternativas que diminuem congestionamentos e encurtam os tempos de viagem”, afirmou o prefeito.
Além disso, a gestão também foi responsável pela entrega do Viaduto José Maria Barbosa – Juca do Guaraná “Pai”, localizado na Avenida das Torres, reafirmando o compromisso de transformar a cidade sem depender de contrapartidas externas. “Nossa administração é marcada pela entrega de infraestrutura de qualidade, que atende não apenas às necessidades imediatas, mas também deixa um legado duradouro para as gerações futuras”, ressaltou Emanuel Pinheiro.
A cerimônia:
O dispositivo de honra foi composto pelo prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, acompanhado da primeira-dama, Márcia Pinheiro; pelo ministro do Supremo Tribunal Federal e presidente do Senado, Gilmar Mendes, neto da homenageada; senador da República pelo Mato Grosso, Wellington Fagundes; deputado estadual, Juca do Guaraná; presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Chico 2000; juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Mato Grosso, Francisco Alexandre Ferreira Mendes; juiz de Direito e também neto da homenageada, Yale Sabo Mendes.
A cerimônia contou com a presença dos familiares da homenageada: filhos: Jauma Sabo Mendes, Francisval Dias Mendes, Eliane Terezinha Dias Mendes; e dos netos: Túlio Marcos Mendes, Eliane Mendes, Carla Regina Joerque Mendes, José Sabo Mendes Filho. Ainda dos bisnetos: Antônio Alencar Alves Sabo Mendes, Sueli Victoria Alves Sabo Mendes, Lucas Mendes Fukushima, Júlia Maria Loureiro Mendes. Dos sobrinhos: Mário Milton Mendes, Catiane Almeida Mendes, Paulo Ferreira Mendes; e nora: Luzia Sabo Mendes.
Ainda o secretário Municipal de Planejamento, Márcio Alves Puga; contador-geral Éder Galiciani; secretário municipal de Turismo, Lincoln Sardinha; presidente da UCAM, José Maurício; secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Justino Astrevo; secretária Municipal de Mobilidade Urbana, Luciana Zamproni.
Homenagem
Nascida em Diamantino (MT), em 9 de novembro de 1906, Castorina Sabo Mendes foi filha de Apolônio Sabo de Oliveira e Crescencia Barros de Oliveira. Professora primária no Grupo Escolar Almirante Batista das Neves, em sua cidade natal, por 10 anos, ela construiu uma trajetória marcada pela dedicação ao ensino e ao fortalecimento de sua família.
Casada com Mário Ferreira Mendes, Castorina é reconhecida como a matriarca de uma linhagem de descendentes que se destacaram em diversas áreas, principalmente no Judiciário. Entre seus filhos, estão Anisio Sabo Mendes (médico), Elcio Sabo Mendes (juiz de direito), Djalma Sabo Mendes (procurador do estado), José Sabo Mendes e Maria das Graças Sabo Mendes (fiscais de renda), e Francisco Ferreira Mendes (ex-prefeito de Diamantino).
Seu legado também é perpetuado pelos netos, entre os quais Gilmar Ferreira Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF); Ítalo Fioravanti Sabo Mendes, desembargador federal do TRF-1; Elcio Sabo Mendes, desembargador do TJAC;Yale Sabo Mendes, juiz de direito do TJMT; e Djalma Sabo Mendes Júnior, defensor público.
Além disso, Castorina está ligada a outras figuras de destaque, como o professor Francisco Alexandre Ferreira Mendes, e seus sobrinhos, os desembargadores aposentados Mário Figueiredo Ferreira Mendes (TRF-1), Milton Figueiredo Ferreira Mendes (TJMT) e Joazil Mendes Gardés (TJDF).
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Operação em clubes da capital avança e reforça exigências de segurança e acessibilidade
A Prefeitura de Cuiabá realizou mais um desdobramento da Operação Alvará Regular: Férias Seguras, com a vistoria de dois clubes da capital. Com foco na prevenção de acidentes e na orientação dos responsáveis durante o período de férias escolares, a ação integrada ocorre às quartas, quintas e sextas-feiras em clubes e balneários do município. A fiscalização foi realizada nesta sexta-feira (19) e continuará nesta semana.
O Sindicato dos Investigadores da Polícia Civil do Estado de Mato Grosso (Sinpol-MT) foi o primeiro local vistoriado. Durante a fiscalização, as equipes constataram que o espaço está regularizado quanto aos alvarás e às exigências de segurança. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) também verificou a conformidade com as normas de acessibilidade, constatando a presença de rampas de acesso, banheiros adaptados e barras de apoio.
De acordo com o secretário-geral do Sinpol-MT, Arley Xavier, a atuação da Prefeitura de Cuiabá e dos demais órgãos fiscalizadores é fundamental para garantir a segurança dos frequentadores.
“Hoje recebemos a fiscalização da Prefeitura de Cuiabá, do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária. Eles vieram verificar o funcionamento do nosso sindicato, e pudemos demonstrar que estamos em pleno funcionamento, com todos os alvarás em dia, oferecendo segurança aos nossos sindicalizados. Esse trabalho precisa ocorrer em todos os locais, pois demonstra o que é necessário para a realização de atividades com qualidade e segurança”, afirmou.
Representando o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), o cabo Renan Ortiz informou que foram encontradas situações distintas nos estabelecimentos vistoriados. Enquanto um deles está regularizado, o outro apresentou pendências relacionadas à documentação e aos sistemas de segurança.
“Em um dos locais, constatamos que o estabelecimento está em processo de regularização e todos os sistemas preventivos da edificação estão em funcionamento. Já no segundo, verificamos a ausência do alvará da corporação e de equipamentos preventivos. Como se trata de uma edificação com menos de 750 metros quadrados, orientamos o responsável sobre a possibilidade de regularização diretamente pelo site do Corpo de Bombeiros”, explicou Ortiz.
O agente de fiscalização e coordenador da Fiscalização Preventiva Integrada do Crea-MT, Reinaldo Magalhães Passos, notificou o segundo estabelecimento devido à ausência de condições de acessibilidade. Segundo ele, ao término da operação será elaborado um relatório apontando os locais que não atendem às exigências previstas em lei.
“O documento será encaminhado ao Ministério Público, que poderá adotar as medidas cabíveis, incluindo a proposição de ação civil pública para que os responsáveis realizem as adequações necessárias”, destacou.
Coordenada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), a Operação Alvará Regular: Férias Seguras reúne equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), Procon Municipal, Vigilância Sanitária, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) e Secretaria Municipal de Segurança Pública. As fiscalizações seguem até o dia 3 de julho.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
ESPORTES6 dias atrásBélgica e Egito empatam e deixam Grupo G aberto na Copa do Mundo
-
ESPORTES5 dias atrásHaaland brilha em estreia e Noruega goleia Iraque na Copa do Mundo
-
VÁRZEA GRANDE6 dias atrásFigueirinha e Costa Verde recebem força-tarefa do VG em Ação nesta terça-feira (16)
-
VÁRZEA GRANDE6 dias atrásPrefeitura intensifica tapa-buracos, patrolamento e manutenção de drenagem em bairros de Várzea Grande
-
POLÍTICA6 dias atrásLei cria sistema de alerta para avisar vítimas sobre aproximação de agressores
-
PICANTES6 dias atrásCarla Diaz celebra estreia de nova novela no Globoplay e promete agitar trama com Liz
-
ESPORTES6 dias atrás
Uruguai empata com Arábia Saudita e deixa Grupo H totalmente indefinido
-
POLÍCIA6 dias atrásForagido da Justiça por tráfico de drogas é preso pelo Bope em Várzea Grande




