CUIABÁ
Audiências públicas da LOA 2023 consolidam a participação popular no planejamento do Município
CUIABÁ
A Prefeitura de Cuiabá promoveu na noite desta quinta-feira (25), a primeira audiência pública para elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), referente ao ano de 2023. O encontro ocorreu na Associação de Moradores do Bairro Sol Nascente. Os trabalhos são coordenados pela Secretaria Municipal de Planejamento.
Conforme o secretário de Planejamento, Éder Galiciani, o principal objetivo das audiências públicas é ouvir os moradores para que sejam identificados os anseios e principais demandas de cada regional. Todos os apontamentos serão acrescentados na elaboração do orçamento municipal.
“O município de Cuiabá está iniciando a terceira etapa da constituição das peças de planejamento, a primeira o PPA, a segunda LDO e a terceira a LOA, que define o que o município vai fazer com os recursos arrecadados. Como parte desse processo, a lei determina que seja discutido com a sociedade para que contemple as necessidades apontadas. A gestão Emanuel Pinheiro adotou essa prática de discutir presencialmente com a sociedade. Com o período pandêmico a gente acabou fazendo isso remotamente. Mas neste ano, por determinação do prefeito, estamos retomando as audiências presenciais”, destaca Galiciani.
O administrador da Regional Leste, Jonail da Costa Silva, reforça sobre a importância da realização de audiências públicas e da participação da sociedade para a implantação de melhorias para o município.
“Esse é um ato muito importante para nós como cidadão, porque muitas vezes entendemos que nosso papel é de apenas no dia marcado pela Justiça Eleitoral escolhermos nossos representantes. Mas, isso não é verdade porque a nossa cidade, Estado e país são construídos com a participação popular. O prefeito Emanuel Pinheiro está fazendo uma gestão popular e próxima das pessoas, principalmente, ouvindo as nossas opiniões para ajudar a construir essa Cuiabá, que é uma das melhores cidades do Brasil no que se refere ao desenvolvimento. Diversas obras saem de audiências como essa, uma delas que está sendo implementada e vai atingir essa região é o Contorno Leste, que trará melhorias na qualidade de vida e desenvolvimento para a região. Então, acreditamos que esse momento seja importante para juntos construirmos a Cuiabá que queremos com a participação popular”, ressalta o administrador.
Também participaram da reunião o secretário-adjunto de Relações Comunitárias (Sarc), Adilson Levante, a secretária-adjunta de Planejamento, Simone Emília Cavasin, o diretor de Planejamento Orçamento, Charles Nilson Zandonato, o presidente da Associação de Moradores do Bairro Sol Nascente, José Carlos Miranda, além de moradores e lideranças comunitárias.
LOA
A LOA é o instrumento de planejamento utilizado pelos governantes para gerenciar as receitas e despesas públicas em cada exercício financeiro. Sendo assim, o orçamento concede prévia autorização ao ente da Federação para que este realize receitas e despesas em um determinado período.
A receita estimada bruta para o ano de 2023 é de R$4.522.647.052,00 (quatro bilhões quinhentos e vinte e dois milhões seiscentos e quarenta e sete mil e cinquenta e dois reais) e refere-se a investimentos previstos, o que corresponde a soma da receita corrente, formada pela Fonte 500 (antiga Fonte 100) e convênios. O prazo legal para encaminhamento da peça à Câmara Municipal é o dia 30 de setembro, para votação. Já a aprovação tem de ocorrer até dezembro de 2022.
PROGRAMAÇÃO
Regional Norte – 01/09, às 19h
Associação de Moradores do CPA I
Avenida Joinville, 548
Regional Oeste – 08/09, às 19h
EMEB Prof. Ranulpho Paes de Barros
Rua Dep. Celso Mendes Quintela, S/N, Jardim Santa Isabel
Regional Sul – 15/09, às 19h
UCAM – União Coxipoense das Associações de Moradores
Rua Pau Brasil, 23, Coxipó
Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT
CUIABÁ
Torcida nas ruas cria novas memórias da Copa com telões da Prefeitura de Cuiabá
Aos 27 anos, Brumell Rodrigues guarda na memória o gol do jogador Richarlison, marcado contra a Sérvia, no último Mundial, em 2022, ao estilo “bicicleta”, considerado um dos lances mais desafiadores do futebol. Mas o telão instalado no meio da Rua 44, no bairro São João Del Rey, em Cuiabá, já é o marco da Copa de 2026 que permanecerá em sua memória. Assim como ele, outros moradores enalteceram a iniciativa da Prefeitura de Cuiabá em promover o Minha Rua é Show, que vem presenteando os moradores com a estrutura de telão, água, cadeiras, banheiros químicos e, no caso desta quarta-feira (24), no duelo do Brasil contra a Escócia, também com tendas.
No jogo da semana passada, a chuva afugentou o público. Por isso, o prefeito Abilio Brunini atendeu aos pedidos para manter o telão novamente nos mesmos locais, permitindo que a população aproveitasse a experiência. Além disso, também levou a estrutura para outras duas ruas, totalizando seis.
“Não imaginava, nem em sonho, viver o que estamos vivendo hoje, com um telão à nossa frente para ver cada passo, gol e vibração da torcida, não só daqui da Rua 44, mas do mundo inteiro. Em 2022, acompanhei a Copa do Mundo em casa, assistindo com a família, e o gol do Richarlison foi marcante para mim. Mas esta Copa está bem mais animada. A rua se mobilizou e transformamos isso em um espetáculo movido pela esperança da conquista do hexa”, relatou Brumell.
“Este ano o hexa vem”, confia Gisele Santos, esposa de Brumell. Ambos gostam de futebol, acompanham os campeonatos brasileiros e torcem por seus respectivos times: ele, corintiano; ela, flamenguista. Quando é a Seleção Brasileira, porém, se unem na torcida.
Juarez Gemelhu Corrêa, de 60 anos, caminhoneiro, disse que há 30 anos não perde uma Copa do Mundo, sendo esta a primeira que acompanha junto da família, já que está com problemas no joelho. “Nunca assisti em casa, sempre na estrada ou no trabalho. Torço pela conquista do hexa, mas acho meio difícil porque esse técnico (o italiano Carlo Ancelotti) está deixando de escalar os bons jogadores. Acho que vai dar 4 a 1 para o Brasil contra a Escócia”, opinou.
Apesar de não acertar o palpite, a vitória foi brasileira e acompanhada de revolta pelo gol anulado no início da partida. “Eu ganhei pressão alta, problema na coluna e no joelho com os anos de estrada. Apesar disso, estou mais tranquilo para assistir a esta Copa com a família e os amigos. E espero que o Brasil seja campeão. É o nosso hexa”, frisou.
Isabelly Silva, de 27 anos, acredita que as redes sociais, em especial o Instagram, pela agilidade das informações, vêm mobilizando muito mais pessoas. “E deixando tudo mais emocionante, mais esperançoso. Desta vez estou mais por dentro dos jogos da Copa. A internet é tudo. Até a escolha da rua foi uma vitória por meio das redes sociais”, afirmou.
Já a geração mais nova, ainda criança, não entende muito de futebol, mas lembrará dos bons momentos proporcionados pela imagem “grande” do telão, do espírito de união que mobilizou todos na preparação da rua para a Copa do Mundo de 2026 e da coleção de álbuns de figurinhas.
Além da Rua 44, no bairro São João Del Rey, foram beneficiadas com o telão a Rua 17, no bairro Santa Terezinha; a Rua 15, no bairro João Bosco Pinheiro; a Rua Belo Horizonte, no bairro Alvorada; a Rua Lages, no CPA I; e a Rua Vila Mirante, no Ribeirão do Lipa.
Equipes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública deram apoio à realização das programações.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Militar conduz dois faccionados com arma de fogo e drogas
-
POLÍTICA6 dias atrásAL terá debate sobre autismo, meio ambiente, saúde e homenagens a personalidades de MT
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrásEmbrapa investe quase R$ 60 milhões em nova unidade para o Matopiba
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Civil, Crefito-9 e Vigilância Sanitária flagram falso terapeuta ocupacional que atende crianças em Cuiabá
-
ESPORTES3 dias atrásFrança supera paralisação de duas horas e vence Iraque pela Copa do Mundo
-
Sinop6 dias atrásAlunas da Escola Municipal de Artes de Sinop são pré-selecionadas para a Escola Bolshoi
-
POLÍCIA2 dias atrásPolícia Civil prende mulher suspeita de tráfico de drogas em Canarana
-
POLÍTICA6 dias atrásWilson Santos participa de debate sobre duplicação da BR-070 e fortalecimento da logística estadual



