CUIABÁ
Search
Close this search box.

Sinop

Prefeitura de Sinop inicia implantação do Protocolo Brasil Sem Fome para fortalecer segurança alimentar

Publicado em

Sinop

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Assistência Social, iniciou a implantação do Protocolo Brasil Sem Fome, iniciativa do Governo Federal voltada ao fortalecimento das ações de combate à insegurança alimentar e à redução das desigualdades sociais. O pontapé inicial ocorreu durante reunião realizada na última quinta-feira (23), com a participação da equipe técnica da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN), vinculada à Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc).

A ação contempla cinco municípios de Mato Grosso: Sinop, Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Barra do Garças. O objetivo é identificar famílias em situação de insegurança alimentar e ampliar o acesso a políticas públicas integradas voltadas à garantia do direito à alimentação.

Durante o encontro, a equipe técnica apresentou o plano de trabalho e as orientações necessárias para implantação do protocolo no município. A proposta prevê atuação conjunta entre diferentes secretarias, como Assistência Social, Saúde, Educação, Agricultura e Desenvolvimento Econômico, com foco em ações coordenadas e permanentes.

Entre as medidas previstas estão a reativação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Consea), a criação da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar em Sinop e a adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). As ações buscam fortalecer a estrutura municipal de atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social.

Leia Também:  Última semana para aderir ao Refis 2025 da Prefeitura de Sinop

A secretária de Assistência Social, Sinéia Abreu, destacou a importância da adesão e o impacto das medidas para a população. “A Prefeitura de Sinop formalizou a adesão ao Protocolo Brasil Sem Fome, essa importante iniciativa do Governo Federal voltada ao enfrentamento da fome e à redução das desigualdades sociais. Essa adesão reforça o nosso compromisso em garantir o direito à alimentação adequada para a população, especialmente para as famílias em situação de maior vulnerabilidade”, afirmou.

A secretária também detalhou as próximas etapas da implantação e a integração entre as políticas públicas municipais. “A proposta é atuar de forma integrada, envolvendo áreas como assistência social, saúde, educação, agricultura e geração de renda, para identificar e acompanhar as famílias em insegurança alimentar, ampliar o acesso a programas sociais e fortalecer a oferta de alimentos. Sinop foi um dos municípios selecionados, o que demonstra a nossa relevância estratégica nesse processo”, finalizou.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Leia Também:  Saúde divulga 5 pontos de vacinação neste sábado (1): saiba os locais

Propaganda

Sinop

Prefeitura de Sinop encaminha projeto do Regulariza Sinop 2026 para ampliar regularização de débitos fiscais

Publicados

em

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Finanças e Orçamentos, encaminhou à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei do programa de Transação para Regularização de Débitos Fiscais — Regulariza Sinop 2026. A proposta está em tramitação nas comissões permanentes do Legislativo Municipal e tem como objetivo oferecer aos contribuintes condições facilitadas para regularização de débitos tributários junto ao município, com descontos em juros e multas.

O programa contempla débitos relacionados a tributos como IPTU, ISSQN, taxas municipais, Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip), contribuições de melhoria e autos de infração, abrangendo créditos tributários constituídos ou não, inscritos ou não em dívida ativa, inclusive em discussão administrativa ou judicial, conforme critérios estabelecidos no projeto.

A proposta foi estruturada em três fases, com benefícios decrescentes, visando incentivar a adesão antecipada e estimular a regularização no menor prazo possível. Na primeira fase, que vai da publicação da lei até 31 de agosto de 2026, o contribuinte que optar pelo pagamento à vista terá redução de 100% dos juros e das multas moratórias. Já na segunda fase, de 1º de setembro a 31 de outubro de 2026, o desconto será de 80%. Na terceira e última fase, de 1º de novembro até 1º de dezembro de 2026, o benefício será de 60%.

Leia Também:  Termina nesta sexta-feira (19) o prazo de inscrição para o processo de escolha de novos conselheiros tutelares

A secretária de Finanças e Orçamento, Ivete Mallmann, reforçou que o programa foi pensado para criar uma oportunidade acessível de regularização fiscal aos contribuintes. “Encaminhamos à Câmara Municipal uma lei chamada Regulariza Sinop. Para quem possui débitos com o município, esta é uma oportunidade de regularizar seus débitos com descontos. Nosso objetivo é facilitar esse processo e oferecer condições para que o contribuinte possa ficar em dia com suas obrigações”, destacou.

Além do pagamento à vista, o projeto também prevê a possibilidade de parcelamento em qualquer uma das três fases, com condições específicas de entrada e descontos proporcionais conforme a quantidade de parcelas escolhidas. O parcelamento poderá ser feito em até 36 vezes.

Na primeira fase, por exemplo, o contribuinte poderá parcelar em até cinco vezes com entrada mínima de 30%, obtendo desconto de 90% em juros e multas. Para parcelamentos maiores, os descontos variam conforme o número de parcelas e a fase de adesão.

Ivete destaca que a adesão antecipada garante condições mais vantajosas. “É importante que o contribuinte não deixe para a última hora. Quanto antes aderir ao programa, maiores serão os benefícios concedidos. Essa é uma oportunidade importante para regularizar débitos com condições especiais”, afirmou.

Leia Também:  Reforço da vacina bivalente contra COVID está disponível para pessoas com comorbidades e acima de 12 anos

Conforme o projeto, a adesão ao programa será realizada preferencialmente por meio eletrônico, pelo sistema digital disponibilizado pela Administração Tributária no portal oficial da Prefeitura de Sinop, com autenticação via certificado digital ou Gov.br. O atendimento presencial também será disponibilizado em situações específicas, especialmente para contribuintes sem acesso à internet ou pessoas com deficiência.

A Administração Municipal destaca que a iniciativa fortalece a arrecadação responsável, contribui para a regularização fiscal dos contribuintes e amplia a capacidade de investimento do município em áreas essenciais, como saúde, educação, infraestrutura e serviços públicos.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA