CUIABÁ
Search
Close this search box.

Sinop

Prefeitura de Sinop aplica mais de 200 imunizantes em vacinação itinerante no Nico Baracat

Publicado em

Sinop

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Saúde, realizou mais uma edição da vacinação itinerante no último sábado (25), desta vez no Residencial Nico Baracat. Além da aplicação dos imunizantes, a equipe também realizou a atualização cadastral e a pesagem das crianças, uma das etapas exigidas para a manutenção do Programa Bolsa Família.

Ao todo, foram atendidos 168 munícipes, moradores do Nico Baracat e de bairros próximos. A equipe ficou disponível das 8h às 15h30 e, ao final da ação, contabilizou a aplicação de 219 vacinas em crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Moradora do Nico Baracat, Leni Massai levou seu filho de 13 anos para atualizar a carteira vacinal e falou sobre a importância da imunização. “É bom a gente manter a vacina em dia, porque previne doenças e mantém a saúde dos nossos filhos em dia, sempre saudáveis. Por isso, sempre mantenho a vacina em dia”, destacou.

Leni ainda comentou sobre a facilidade de ter essa vacinação perto de casa. “Aqui facilita bastante, porque é muito longe para ficar se locomovendo. Muitas vezes as pessoas não têm condições de ir, então é bom, e aqui sempre tem essa campanha no Nico Baracat. Aqui tem muitas famílias, bastante crianças, e é bom manter essa vacina em dia. A Prefeitura está de parabéns, vindo para cá e fazendo essa campanha”, declarou.

Leia Também:  Projeto Amamente oferece atendimento especializado para as mamães

João Breganó, coordenador de imunização, falou sobre a finalidade das ações itinerantes. “É uma opção que a gente disponibiliza para a população, de levar o serviço mais próximo da população, ofertando o serviço em locais de difícil acesso, como no Nico Baracat. Pelo menos uma vez por mês a gente executa essa ação ali”, apontou.

Conforme destacou a técnica de enfermagem Carina Gouveia, no local foram disponibilizadas todas as vacinas constantes no calendário do Plano Nacional de Imunização (PNI). “Temos disponíveis todas as vacinas do calendário nacional, das crianças, dos jovens, dos adultos e dos idosos, inclusive a vacina contra a gripe Influenza, que é a vacina da campanha atual. Por enquanto, a vacina Influenza está disponível somente para os grupos prioritários”, informou.

A Prefeitura segue realizando ações itinerantes de vacinação em todos os finais de semana, em diversas regiões da cidade. A orientação é para que os moradores levem documentos pessoais, cartão do SUS e caderneta de vacinação.

Cobertura vacinal

Ao nascer

Dados do painel de vacinação, com informações lançadas até 1º de março de 2025, apontam que o município supera a meta estipulada para vacinação nessa faixa etária. Para BCG, o município atinge 115,8% e, para hepatite B, 107,5%.

Leia Também:  BALANÇO: Procon amplia atendimentos, fortalece conciliações e registra crescimento histórico em Sinop em 2025

Menores de 12 meses

Para febre amarela, a cobertura atinge 111,7%; pólio injetável (VIP), 113,8%; pneumo 10, 110,7%; meningo C, 110,4%; penta (DTP/hepatite B/Hib), 114,5%; e rotavírus, 107,5%.

12 meses

Para o imunizante contra hepatite A infantil, o município alcança, neste momento, 102,4% de cobertura. Para DTP (1º reforço), 101,8%; tríplice viral (1ª dose), 109,4%; pneumo 10 (1º reforço), 111,7%; pólio injetável, 103,2%; varicela, 105,2%; tríplice viral (2ª dose), 86,9%; e meningocócica ACWY (1º reforço), 116%.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Weslley Mtchaell

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Propaganda

Sinop

Relatório Situacional do Ensino Superior reforça mobilização pela emancipação da UFMT Sinop

Publicados

em

O prefeito Roberto Dorner recebeu o Relatório Situacional do Ensino Superior de Sinop, documento técnico elaborado de forma conjunta pela Prefeitura de Sinop, Câmara Municipal e União das Entidades de Sinop (Unesin), por meio da comissão pró-emancipação da UFMT Sinop. O material reúne dados, análises institucionais e um diagnóstico detalhado do cenário educacional da região, servindo como instrumento estratégico para fortalecer as articulações em defesa da emancipação do campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Sinop.

A entrega oficial do relatório foi realizada na última sexta-feira (19), pelo presidente da Unesin, Luiz Fernando Aranda, juntamente com o empresário e conselheiro consultivo da entidade, Cleyton Laurindo. O documento evidencia a relevância estratégica de Sinop para o ensino superior no Norte de Mato Grosso e aponta que o município reúne condições estruturais, acadêmicas e regionais para sediar uma universidade federal autônoma.

O relatório é resultado de um esforço conjunto entre instituições públicas e entidades representativas da sociedade civil, consolidando uma construção coletiva voltada ao fortalecimento do ensino superior regional. A participação ativa da Prefeitura de Sinop na elaboração do material reforça o compromisso da gestão municipal com pautas estruturantes para o desenvolvimento educacional, econômico e social do município e de toda a região norte do estado.

Leia Também:  Mutirão de atendimentos da saúde alcança quase 200 pacientes neste final de semana

Ao receber o relatório, o prefeito Roberto Dorner reafirmou o compromisso da administração municipal com a pauta da emancipação e com o fortalecimento do ensino superior público. O município tem defendido a necessidade de ampliar a autonomia universitária em Sinop, considerando o papel estratégico da cidade como polo regional de educação, desenvolvimento e inovação.

Também participaram da reunião o secretário municipal de Governo e Planejamento Estratégico, Klayton Gonçalves, e o procurador-geral do Município, Ivan Schneider.

Histórico da mobilização

A emancipação do campus da UFMT em Sinop é uma reivindicação antiga da sociedade regional. Em 2021, o município sediou um importante evento pró-emancipação da universidade, realizado na Câmara Municipal, com a presença do então ministro da Educação, Milton Ribeiro. Na ocasião, já se discutia a criação de uma universidade federal autônoma para atender Sinop e dezenas de municípios da região.

Mais recentemente, no final de 2025, foi criado o Comitê Pró-Emancipação da UFMT Sinop, reunindo representantes da Prefeitura, Câmara Municipal, Unesin e diversas instituições parceiras. A mobilização resultou na elaboração de um manifesto em defesa da emancipação do campus, posteriormente encaminhado ao Governo Federal e à bancada parlamentar de Mato Grosso.

Leia Também:  Prefeitura de Sinop reforça importância da vacinação como principal forma de prevenção à meningite

Com o novo relatório em mãos, a mobilização ganha ainda mais consistência técnica e institucional. O documento fortalece as discussões e amplia as articulações políticas em busca da criação de uma universidade federal autônoma em Sinop, consolidando uma pauta estratégica para o futuro da educação superior em toda a região.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Karoline Kuhn

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA