CUIABÁ
Search
Close this search box.

Sinop

Prefeitura e Sicoob Norte MT realizam plantio de 2 mil mudas de árvores em Sinop

Publicado em

Sinop

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, firmou parceria com o Sicoob Norte MT para o plantio de 2 mil mudas de árvores no canteiro central da Avenida Bruno Martini, entre o bairro Aquarela das Artes e a Via Nino Gianotti (que dá acesso ao Aeroporto Municipal de Sinop).

A espécie escolhida para o plantio foi o Mogno Africano, em alusão à história da antiga Avenida dos Mognos (que hoje recebe o nome de Avenida Governador Júlio Campos). Conforme explicou o secretário de Meio Ambiente, Klayton Gonçalves, além da homenagem ao contexto histórico da fundação de Sinop, o Mogno Africano foi selecionado por não atrair fauna (pássaros) que pudesse interferir na operação do aeroporto.

“O Sicoob Norte MT nos procurou, eles que já são parceiros de outros projetos de arborização na cidade. E, nessa ação ambiental, coincidiu com o desejo do nosso prefeito Roberto Dorner de arborizar essa avenida – que antigamente, lá na sua origem no centro de Sinop, levava o nome de ‘Avenida dos Mognos’ – com 2 mil Mognos Africanos. Essa é uma ação que, com certeza, vai ficar para nossos filhos, nossos netos”, explicou Klayton.

O secretário ainda acrescentou que o plantio foi realizado de forma estratégica, dentro do canteiro central. “De acordo com os planos de mobilidade que o município pode desenvolver futuramente, seja uma ciclovia ou outra proposta neste canteiro central, será cercada por árvores grandes, que vão embelezar, trazer qualidade de vida e um meio ambiente mais sustentável para o nosso município”, pontuou.

Leia Também:  Prefeitura promove ação especial de vacinação no Shopping Sinop neste sábado (21) e domingo (22)

Paulinho Abreu, vice-prefeito de Sinop, acompanhou o plantio e comemorou a parceria. “Além da primeira avenida ter se chamado ‘Avenida dos Mognos’, essa é uma madeira bem tradicional na região. A Prefeitura, em parceria com entidades sérias e comprometidas como o Sicoob, vem fazendo esse trabalho em avenidas nobres da nossa cidade, para fazer sombra, trazer qualidade de vida e confirmar o compromisso ambiental com árvores que serão orgulho para os cidadãos sinopenses”, destacou.

Norival Curado, presidente do Sicoob Norte MT, reforçou que esta não é a primeira vez que a instituição contribui para a arborização de Sinop. “Somos parceiros da sociedade. Há quatro anos iniciamos essa parceria com a Prefeitura. Já temos duas grandes avenidas arborizadas e essa aqui é a principal entrada de Sinop, saindo do aeroporto. Hoje estamos aqui, fazendo essa entrega com nossos parceiros, colaboradores e com a Prefeitura. Estamos fazendo o dever de estar junto com a sociedade, pois não é só cobrar ou indicar falhas, estamos dispostos a estar juntos e fazer a nossa parte”, destacou Curado.

Leia Também:  Atualização do Plano Diretor permitiu a verticalização e o fomento à economia de Sinop

Conforme explicou o diretor comercial do Sicoob Norte MT, Márcio Nascimento, a instituição se destaca por se preocupar com ações sociais e ambientais. “Além de ser uma instituição financeira, com todos os produtos e serviços que uma instituição tradicional possui, o Sicoob Norte MT também tem uma preocupação ambiental e social. Dentro da nossa sede temos um departamento voltado à sustentabilidade, com ações de conscientização em escolas e investimentos no social e na sustentabilidade. Então temos esse diferencial em relação a outras instituições tradicionais, valorizando esses aspectos e entregando ações concretas para a sociedade”, informou.

A partir do plantio, concluído na última sexta-feira (13), cabe à equipe da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos o cultivo, os cuidados e o desenvolvimento das árvores.

Plantio de Ipês
Além das 2 mil mudas de Mognos Africanos, a Prefeitura de Sinop realizou o plantio de 32 ipês na rotatória da Avenida Bruno Martini com a Via Nino Gianotti, como ação complementar de arborização e embelezamento da chegada a Sinop (para quem chega pelo aeroporto ou pela MT-222).

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Weslley Mtchaell

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Propaganda

Sinop

Relatório Situacional do Ensino Superior reforça mobilização pela emancipação da UFMT Sinop

Publicados

em

O prefeito Roberto Dorner recebeu o Relatório Situacional do Ensino Superior de Sinop, documento técnico elaborado de forma conjunta pela Prefeitura de Sinop, Câmara Municipal e União das Entidades de Sinop (Unesin), por meio da comissão pró-emancipação da UFMT Sinop. O material reúne dados, análises institucionais e um diagnóstico detalhado do cenário educacional da região, servindo como instrumento estratégico para fortalecer as articulações em defesa da emancipação do campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Sinop.

A entrega oficial do relatório foi realizada na última sexta-feira (19), pelo presidente da Unesin, Luiz Fernando Aranda, juntamente com o empresário e conselheiro consultivo da entidade, Cleyton Laurindo. O documento evidencia a relevância estratégica de Sinop para o ensino superior no Norte de Mato Grosso e aponta que o município reúne condições estruturais, acadêmicas e regionais para sediar uma universidade federal autônoma.

O relatório é resultado de um esforço conjunto entre instituições públicas e entidades representativas da sociedade civil, consolidando uma construção coletiva voltada ao fortalecimento do ensino superior regional. A participação ativa da Prefeitura de Sinop na elaboração do material reforça o compromisso da gestão municipal com pautas estruturantes para o desenvolvimento educacional, econômico e social do município e de toda a região norte do estado.

Leia Também:  Festeja Sinop terá mega show com a dupla Maiara e Maraísa na véspera do aniversário (13)

Ao receber o relatório, o prefeito Roberto Dorner reafirmou o compromisso da administração municipal com a pauta da emancipação e com o fortalecimento do ensino superior público. O município tem defendido a necessidade de ampliar a autonomia universitária em Sinop, considerando o papel estratégico da cidade como polo regional de educação, desenvolvimento e inovação.

Também participaram da reunião o secretário municipal de Governo e Planejamento Estratégico, Klayton Gonçalves, e o procurador-geral do Município, Ivan Schneider.

Histórico da mobilização

A emancipação do campus da UFMT em Sinop é uma reivindicação antiga da sociedade regional. Em 2021, o município sediou um importante evento pró-emancipação da universidade, realizado na Câmara Municipal, com a presença do então ministro da Educação, Milton Ribeiro. Na ocasião, já se discutia a criação de uma universidade federal autônoma para atender Sinop e dezenas de municípios da região.

Mais recentemente, no final de 2025, foi criado o Comitê Pró-Emancipação da UFMT Sinop, reunindo representantes da Prefeitura, Câmara Municipal, Unesin e diversas instituições parceiras. A mobilização resultou na elaboração de um manifesto em defesa da emancipação do campus, posteriormente encaminhado ao Governo Federal e à bancada parlamentar de Mato Grosso.

Leia Também:  Prefeitura promove ação especial de vacinação no Shopping Sinop neste sábado (21) e domingo (22)

Com o novo relatório em mãos, a mobilização ganha ainda mais consistência técnica e institucional. O documento fortalece as discussões e amplia as articulações políticas em busca da criação de uma universidade federal autônoma em Sinop, consolidando uma pauta estratégica para o futuro da educação superior em toda a região.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Karoline Kuhn

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA