CUIABÁ
Search
Close this search box.

Sinop

Prefeitura de Sinop promove palestras sobre saúde mental para servidores municipais

Publicado em

Sinop

Cerca de 80 servidores municipais participaram, nesta terça-feira (13) e quarta-feira (14), de palestras sobre saúde mental promovidas pela Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Administração e Modernização. A iniciativa integra a programação do Janeiro Branco, mês dedicado à conscientização sobre a saúde mental, com foco no cuidado integral dos profissionais do serviço público.

As palestras ocorreram no plenário da Escola de Governo e tiveram como tema “Quem cuida da mente, cuida da vida”. A proposta da ação foi incentivar a reflexão, o autoconhecimento e a valorização da vida, além de estimular o autocuidado e a atenção ao equilíbrio emocional no ambiente de trabalho e fora dele.

A secretária municipal de Administração e Modernização, Elizabete Cilião, destacou que a ação representa um momento importante de acolhimento aos servidores e de valorização do ser humano dentro da administração pública. “Nada melhor do que, dentro do Janeiro Branco, iniciarmos com uma palestra que provoca reflexão e promove o autoconhecimento. É um momento de acolhimento, que leva o servidor à valorização da vida, ao autocuidado e à atenção sobre como está, de fato, o seu equilíbrio emocional”, afirmou.

Leia Também:  Linhas de ônibus são expandidas e passam a atender moradores do Camping Club em Sinop

Segundo a secretária, cuidar da saúde mental dos servidores reflete diretamente na qualidade dos serviços prestados à população. Ela ressaltou que o fortalecimento emocional contribui para um ambiente de trabalho mais saudável, relações mais equilibradas e maior eficiência nas atividades diárias da administração.

A psicóloga Dayzi Senn, responsável pela palestra, explicou que o Janeiro Branco tem papel fundamental na conscientização sobre práticas simples que impactam diretamente o bem-estar. “O Janeiro Branco chama a atenção para a saúde mental e mostra que, muitas vezes, deixamos de fazer o básico, como dormir bem, alimentar-se de forma adequada, fazer pausas e dedicar tempo às pessoas que nos fazem bem. Vivemos em um ritmo acelerado, quase automático, e acabamos esquecendo desses cuidados essenciais”, explicou.

Dayzi também destacou que as ações de conscientização terão continuidade ao longo do ano em outros espaços da rede municipal. “Neste mês, as atividades continuam nos Cras e no Centro de Convivência. Ao longo do ano, teremos outras palestras com foco comportamental, sempre com o objetivo de fortalecer o cuidado emocional e a qualidade de vida dos servidores e da comunidade”, completou.

Leia Também:  Prefeitura garante mais dignidade e esperança às famílias da Comunidade Águas Claras com a entrega das escrituras dos imóveis

Para a servidora Renata Mourão, que participou da atividade, a iniciativa demonstra sensibilidade da gestão ao olhar para o servidor como ser humano. “Voltar o olhar para o servidor, para a pessoa em si, é muito importante. O cuidado com a saúde mental é essencial, porque cada setor enfrenta situações diferentes. Entender a necessidade de uma pausa reflete diretamente na vida pessoal e profissional”, relatou.

Renata também ressaltou que o cuidado institucional fortalece as relações no ambiente de trabalho. “Quando esse cuidado parte de você e também da administração, isso faz uma grande diferença. Cuidar de si permite cuidar melhor de quem está ao seu lado, e isso impacta positivamente todo o ambiente”, afirmou.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Jhayne Lima

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Propaganda

Sinop

Relatório Situcional do Ensino Superior reforça mobilização pela emancipação da UFMT Sinop

Publicados

em

O prefeito Roberto Dorner recebeu o Relatório Situacional do Ensino Superior de Sinop, documento técnico elaborado de forma conjunta pela Prefeitura de Sinop, Câmara Municipal e União das Entidades de Sinop (Unesin), por meio da comissão pró-emancipação da UFMT Sinop. O material reúne dados, análises institucionais e um diagnóstico detalhado do cenário educacional da região, servindo como instrumento estratégico para fortalecer as articulações em defesa da emancipação do campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Sinop.

A entrega oficial do relatório foi realizada na última sexta-feira (19), pelo presidente da Unesin, Luiz Fernando Aranda, juntamente com o empresário e conselheiro consultivo da entidade, Cleyton Laurindo. O documento evidencia a relevância estratégica de Sinop para o ensino superior no Norte de Mato Grosso e aponta que o município reúne condições estruturais, acadêmicas e regionais para sediar uma universidade federal autônoma.

O relatório é resultado de um esforço conjunto entre instituições públicas e entidades representativas da sociedade civil, consolidando uma construção coletiva voltada ao fortalecimento do ensino superior regional. A participação ativa da Prefeitura de Sinop na elaboração do material reforça o compromisso da gestão municipal com pautas estruturantes para o desenvolvimento educacional, econômico e social do município e de toda a região norte do estado.

Leia Também:  Neste sábado (23) tem pesagem do Bolsa Família: confira os locais

Ao receber o relatório, o prefeito Roberto Dorner reafirmou o compromisso da administração municipal com a pauta da emancipação e com o fortalecimento do ensino superior público. O município tem defendido a necessidade de ampliar a autonomia universitária em Sinop, considerando o papel estratégico da cidade como polo regional de educação, desenvolvimento e inovação.

Também participaram da reunião o secretário municipal de Governo e Planejamento Estratégico, Klayton Gonçalves, e o procurador-geral do Município, Ivan Schneider.

Histórico da mobilização

A emancipação do campus da UFMT em Sinop é uma reivindicação antiga da sociedade regional. Em 2021, o município sediou um importante evento pró-emancipação da universidade, realizado na Câmara Municipal, com a presença do então ministro da Educação, Milton Ribeiro. Na ocasião, já se discutia a criação de uma universidade federal autônoma para atender Sinop e dezenas de municípios da região.

Mais recentemente, no final de 2025, foi criado o Comitê Pró-Emancipação da UFMT Sinop, reunindo representantes da Prefeitura, Câmara Municipal, Unesin e diversas instituições parceiras. A mobilização resultou na elaboração de um manifesto em defesa da emancipação do campus, posteriormente encaminhado ao Governo Federal e à bancada parlamentar de Mato Grosso.

Leia Também:  Conselheiros tutelares eleitos participam de capacitação até sexta-feira (1)

Com o novo relatório em mãos, a mobilização ganha ainda mais consistência técnica e institucional. O documento fortalece as discussões e amplia as articulações políticas em busca da criação de uma universidade federal autônoma em Sinop, consolidando uma pauta estratégica para o futuro da educação superior em toda a região.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Karoline Kuhn

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA