CUIABÁ
Prefeito Emanuel Pinheiro determina obra de asfaltamento no bairro Parque Ohara e atende a sonho da comunidade
CUIABÁ
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, lançou nesta segunda-feira (08) obras de asfalto no Parque Ohara, em Cuiabá. Para os moradores, a administração está corrigindo um erro de administrações passadas, que prometeram, mas não cumpriram. Serão asfaltadas as ruas dos Tarumãs, das Imbaúbas, das Patativas, dos Macucos e dos Pequis, com recursos de emendas parlamentares de mais de R$ 2,4 milhões, do senador Wellington Fagundes e apoio do deputado federal Emanuelzinho.
Com mais esta iniciativa, são seis bairros beneficiados: Jardim Presidente 1, Parque Cuiabá, Jockey Club, Vila Rosa, 8 de Abril e o Parque Ohara, dos quais quatro pertencem à região Sul da cidade. Mas a ação não para por aí. Outros dois bairros, Residencial Coxipó e Parque Residencial, devem ser beneficiados, com os lançamentos das obras previstos para breve.
“O prefeito Emanuel Pinheiro está corrigindo um erro do passado, uma grande injustiça que gestores passados fizeram com a comunidade. Nosso bairro já foi incluído em um programa de pavimentaçãp e alguns quilômetros foram feitos, mas era para ter todo o bairro, e outras gestões paralisaram o nosso asfalto. E desde então, estamos esperando. Aí o secretário de Obras, José Roberto Stopa, ficou com dó da gente e nos atendeu. Só temos a agradecer ao Stopa e ao prefeito Emanuel Pinheiro, que, como eu disse, está corrigindo um erro do passado. Aqui tem moradores até traumatizados com isso, é uma ferida que a gente não consegue cicatrizar. Era uma obra para ter sido recebida em 2012, que está chegando em 2024, graças à sensibilidade e trabalho do prefeito Emanuel Pinheiro”, relatou o presidente do bairro Parque Ohara, Antônio Filisbino dos Santos, conhecido como Tuta.
“Com o Parque Ohara, fechamos um ciclo de lançamentos de obras que serão entregues até o final de novembro, início de dezembro. Obras de qualidade com drenagem, meio-fio e calçada. Não é obra meia boca, como eu recebi muitas, com asfalto fino, sem drenagem, que estourou tudo e tivemos um custo muito grande para refazer em respeito à comunidade. O Parque Ohara e toda a região do Coxipó já têm a marca e a visita constante da nossa gestão. Aqui construímos e trouxemos a Unidade Básica de Saúde, um anseio da comunidade e que foi referência na Covid-19, com o projeto ‘Climatizar é Humanizar’, com ar condicionado em todas as dependências. Eu não prometi essa obra para vocês, prometi a praça em campanha eleitoral, mas honrei o compromisso com o Tuta e o Parque Ohara. Depois ele pediu a praça e fizemos uma linda praça, valorizando a comunidade”, pontuou o prefeito.
O prefeito Emanuel Pinheiro lembrou que trabalha pensando do bairro para o centro, porque é onde estão as pessoas que mais precisam da sua presença. Ressaltou que o bairro Parque Ohara é um dos mais tradicionais do grande Coxipó e que a articulação dos representantes comunitários mostra especialmente o compromisso de uma gestão.
“O compromisso de um prefeito filho da região, eu já havia me comprometido no começo da campanha eleitoral e passei a missão para o grande vice-prefeito e meu parceiro secretário de Obras, Stopa, e ele construiu esse projeto para que pudéssemos avançar em atender a comunidade. A diferença da nossa gestão para outros gestores é que nosso planejamento é feito com base nas reivindicações da comunidade e na reivindicação popular. Nós fazemos e traçamos nosso plano de execução das obras, ações e projetos em todos os bairros, em todas as comunidades. Por isso, Cuiabá, ao longo desses sete anos e meio da gestão Emanuel Pinheiro, se tornou um canteiro de obras em todas as áreas da gestão e em todas as regiões da cidade. Até o último dia do nosso mandato, como bem colocou o Stopa, vamos estar entregando obras”, destacou o prefeito.
Há 17 anos morando no bairro, Walquíria Ferreira disse que a espera chegou ao fim. “Graças a Deus vai ser asfaltada a minha rua, esperamos tanto por isso. Meu Deus, é um sonho, um sonho realizado. Construí aqui esperando o asfalto e que agora, venha. Nem estou acreditando”, disse emocionada.
Maria Cleide Craveiro também reside há um bom tempo no bairro, 14 anos. “Vai sair mesmo, de verdade? Graças a Deus que agora vai asfaltar, porque esperamos muito por essa melhoria no bairro. Aqui só a misericórdia de Deus, vivemos épocas de lama com as chuvas e de poeira na seca”, declarou.
Nesta sexta-feira (8), o que era sonho começou a ganhar novas perspectivas com as máquinas no local. Primeiro será executado o serviço de topografia e depois os demais encaminhamentos para drenagem, asfalto, meio-fio e calçada. Os recursos são provenientes de emenda parlamentar do senador Wellington Fagundes, articulada no ano passado com apoio do deputado federal Emanuelzinho. O montante dos recursos diz respeito ao asfalto em diversos bairros, incluindo os que já foram lançados. “Demorou um pouco pela questão burocrática, pela exigência de burocracia que é traduzir uma emenda em um fato real. Isso demora um tempo, um longo tempo. É um projeto que tem que ser aprovado na Caixa Econômica e, depois, vai para o Ministério até que o dinheiro seja realmente disponibilizado. Mas chegou, e estamos investindo aqui R$ 2.433.839,00 em asfalto. Algumas distorções que pudemos observar serão corrigidas através de um termo aditivo que já vamos providenciar tão logo comece a obra. Então, pessoal, podem ficar tranquilos que até o final do ano vamos estar acompanhando a obra e vindo aqui para entregar aquilo que prometemos como promessa de campanha, que será cumprida nesses últimos meses”, afirmou o vice-prefeito e secretário de Obras, José Roberto Stopa.
O evento foi prestigiado por lideranças comunitárias de vários bairros.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Feira da Agricultura Familiar mantém movimento e fortalece renda de produtores mesmo com frio em Cuiabá
Mesmo sob o frio atípico registrado em Cuiabá, a Feira Gastronômica e da Agricultura Familiar movimentou a Praça Alencastro e reuniu produtores rurais, artesãos, comerciantes e consumidores em mais uma edição realizada em frente à Prefeitura de Cuiabá, nesta terça-feira (23). O evento, que ocorre regularmente às terças-feiras e aos sábados, segue consolidado como um importante espaço de comercialização direta, geração de renda e aproximação entre quem produz e quem consome.
A feira reúne agricultores familiares de comunidades rurais da região do Distrito da Guia, como Terra Vermelha, Marcolana, Mineira e Pai Joaquim, além de expositores dos segmentos de artesanato, gastronomia e outros produtos locais. Também participam produtores de Santo Antônio, da comunidade Rio dos Peixes, de Poconé e de Livramento.
Mesmo com as temperaturas mais baixas do que o habitual para a capital mato-grossense, os feirantes mantiveram a rotina de trabalho e marcaram presença no evento.
Segundo o coordenador da Feira Gastronômica e da Agricultura Familiar da Secretaria Municipal de Agricultura, Luís Alberto Rodrigues Leite, a iniciativa tem contribuído para fortalecer a produção rural e garantir mercado aos pequenos agricultores.
“Os produtores estão sentindo um fortalecimento nas vendas, e isso estimula a produção porque eles sabem que têm um espaço garantido para comercializar diretamente com o consumidor. Eles abraçaram esse projeto e fazem questão de participar, faça chuva ou faça sol”, afirmou.
De acordo com o coordenador, além da produção agrícola, a feira também abre espaço para artesanato, gastronomia, flores, plantas e outros itens produzidos nas comunidades rurais. A expectativa da Secretaria é ampliar ainda mais a participação de expositores com a regularização de produtores da cadeia de origem animal, como apicultores, fabricantes de queijos e derivados do leite, além de criadores de frango caipira.
“Estamos trabalhando para ampliar a diversidade de produtos. Com a regularização desses produtores, a expectativa é aumentar em cerca de 40% o número de expositores”, explicou.
A consolidação da feira reforça números observados nas últimas edições. Conforme levantamento da Secretaria Municipal de Agricultura, a iniciativa reúne regularmente produtores de Cuiabá e municípios vizinhos, recebe público superior a mil pessoas por edição e movimenta aproximadamente R$ 100 mil por mês.
Trabalho que atravessa gerações
Entre os feirantes, a dedicação começa ainda de madrugada. Aos 69 anos, a produtora Lúcia Ferreira de Jesus mantém há quase três décadas a produção artesanal de sequilhos e biscoitos.
Ela conta que começou a vender por incentivo da família e encontrou nas feiras uma oportunidade de complementar a renda e divulgar o trabalho.
“Eu amei as feiras. É uma forma de ocupar a mente, continuar ativa e aumentar a renda. Essas feiras foram muito boas para nós”, relatou.
Lúcia produz sequilhos de nata, coco, milho e outras variedades. O reconhecimento conquistado ao longo dos anos fez com que seus produtos fossem levados por clientes para outros países, como Japão, Estados Unidos, Alemanha, Portugal, Itália e Suíça.
“Além da venda, a feira ajuda as pessoas a conhecerem o nosso trabalho. Isso faz toda a diferença para quem produz artesanalmente”, destacou.
Movimento favorece pequenos empreendedores
A diversidade de produtos também atrai comerciantes de outros segmentos. A feirante Daiane do Nascimento Martins participa das edições de terça-feira e sábado com a venda de roupas e acessórios.
Segundo ela, a feira tem contribuído para ampliar o contato com os consumidores e fortalecer a renda da família.
“Tem nos ajudado bastante. É uma oportunidade de trabalho e também de conhecer melhor a população de Cuiabá. A feira agrega muito para a nossa família”, afirmou.
Com a queda nas temperaturas, Daiane observa mudanças no comportamento dos consumidores.
“Agora o pessoal tem procurado bastante agasalhos, além das roupas para trabalho, que continuam entre os itens mais vendidos”, explicou.
Consumidores destacam qualidade e proximidade com produtores
A compra direta com os produtores continua sendo um dos principais atrativos para quem frequenta a feira. A consumidora Kátia Cilene da Silva visitou o espaço pela primeira vez e destacou a qualidade dos produtos.
“São produtos mais naturais, saudáveis e de qualidade. Gostei muito do que encontrei aqui e pretendo voltar”, disse.
Frequentadora assídua da feira, Neci de Andrade Cardoso afirma que a qualidade dos alimentos e o atendimento dos expositores são os diferenciais que a fazem retornar semanalmente à Praça Alencastro.
“A qualidade dos produtos e o atendimento são muito bons. Toda terça-feira estou aqui”, relatou.
Espaço consolidado
Realizada semanalmente, a Feira da Agricultura Familiar, Produtiva e Solidária vem se consolidando como um importante canal de comercialização para pequenos produtores da região, ao mesmo tempo em que oferece à população acesso a alimentos frescos, produtos artesanais e opções gastronômicas.
Mesmo diante do frio incomum desta terça-feira, o movimento na Praça Alencastro demonstrou a força da iniciativa e o compromisso dos produtores que, semana após semana, transformam o espaço em um ponto de encontro entre o campo e a cidade, fortalecendo a economia local e ampliando as oportunidades de geração de renda para dezenas de famílias.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
ESPORTES7 dias atrásHaaland brilha em estreia e Noruega goleia Iraque na Copa do Mundo
-
ESPORTES6 dias atrásColômbia vence Uzbequistão e assume a ponta do Grupo K na Copa do Mundo
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Militar conduz dois faccionados com arma de fogo e drogas
-
POLÍTICA4 dias atrásAL terá debate sobre autismo, meio ambiente, saúde e homenagens a personalidades de MT
-
ESPORTES6 dias atrásGana vence Panamá na estreia e assume vice-liderança do Grupo L
-
ESPORTES6 dias atrásPortugal decepciona na estreia e empata com República do Congo na Copa do Mundo
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Civil prende homem condenado por estupro de vulnerável
-
CUIABÁ6 dias atrásCuiabá conquista 2º lugar no Centro-Oeste em ranking nacional de cidades sustentáveis



