CUIABÁ
Mês da Mulher: Prefeitura possui 17 mulheres em cargos de lideranças e mantém valorização feminina
CUIABÁ
A atual administração da Prefeitura de Cuiabá continua sendo referência quando o assunto é ‘Mulheres em Cargos de Lideranças’, aspecto amplamente debatido em fóruns, encontros e anseios da causa feminina.
São 17 mulheres em cargos de secretária e adjunta, em 2023, e mais de 20 passaram por nove secretarias desde 2017. A presença feminina ainda chegou a ser 50% no 1ª escalão, em 2020 e 2021.
“A gestão do prefeito Emanuel Pinheiro tem essa preocupação de colocar as mulheres em posições de liderança porque ele acredita na competência feminina”, elencou Cely Almeida, secretária da Mulher.
“Não quero ser reconhecida apenas pelo fato de ser mulher, mas sim pela minha capacidade profissional e é isso que sinto nesta gestão. a valorização do profissional sem distinção de gênero” frisou Ellaine Mendes, secretária de Gestão.
Cuiabá está à frente de outras capitais e estados brasileiros que direcionam apenas 25% dos cargos de chefias para mulheres. No Governo Federal, nos últimos anos, o número é de 21 mulheres em 188 posições nos ministérios.
Segundo a primeira-dama Márcia Pinheiro, o exemplo de assegurar um ambiente mais igualitário e justo deve ser levado em todas as esferas, tanto pública quanto privada.
“Esse movimento de mais mulheres nas lideranças precisa ganhar força também no setor privado, principalmente quando passamos a pautar os nossos líderes sob o prisma da inovação, capricho, criatividade e sensibilidade que são características genuinamente presentes no estilo de liderança feminino”, avaliou.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT
CUIABÁ
Cuiabá reforça que atendimentos na rede municipal de saúde são 100% gratuitos e não há cobrança de valores
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), alerta pacientes, familiares e acompanhantes de que nenhuma unidade da rede municipal de saúde realiza cobranças por atendimentos, internações, cirurgias, exames, medicamentos ou qualquer outro serviço prestado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Da mesma forma, não há, em hipótese alguma, solicitação de dinheiro, transferências via PIX, presentes, favores ou qualquer outra vantagem para garantir atendimento ou dar continuidade ao tratamento de pacientes.
O alerta é direcionado principalmente aos familiares de pessoas internadas ou em atendimento nas unidades hospitalares e de urgência do município, como o Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá, o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), o Hospital Municipal São Benedito, o Centro Médico Infantil (CMI) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). A Secretaria reforça que qualquer pedido de pagamento em nome dessas unidades caracteriza prática irregular e deve ser denunciado imediatamente.
A orientação também se estende às demais unidades da rede municipal, incluindo as Unidades de Saúde da Família (USFs), Centros de Especialidades Médicas (CEMs), Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), Policlínica do Pedra 90, Serviços de Atenção Especializada (SAEs), Centros Especializados em Reabilitação (CERs), Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs), Unidades Descentralizadas de Reabilitação (UDRs), Laboratório Central de Cuiabá (LACEC), Unidade de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (URPICS), as seis Residências Terapêuticas mantidas pelo município, além dos setores de vigilância sanitária, vigilância epidemiológica, Centro de Controle de Zoonoses, CEREST, CIEVS, CDMIC Cuiabá, Complexo Regulador, Ouvidoria e demais áreas administrativas da Secretaria Municipal de Saúde.
A Secretaria Municipal de Saúde orienta que, caso algum paciente, familiar ou acompanhante receba pedido de dinheiro ou qualquer outro tipo de vantagem em nome de profissionais ou unidades da rede municipal, não efetue nenhum pagamento. A recomendação é registrar a denúncia imediatamente na Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde pelos telefones (65) 3318-6011 e (65) 3318-6013, ou presencialmente na Rua General Aníbal da Mata, nº 139, bairro Duque de Caxias, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Além da denúncia à Ouvidoria, a Secretaria recomenda que familiares e vítimas registrem um Boletim de Ocorrência (BO) para que o caso seja investigado pelas autoridades competentes e, caso seja constatada tentativa de golpe ou outra prática criminosa, os responsáveis sejam identificados e responsabilizados.
A Prefeitura de Cuiabá reforça que todos os serviços oferecidos pela rede municipal de saúde são gratuitos, conforme os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), e que nenhuma cobrança é autorizada para a realização de consultas, exames, procedimentos, internações ou tratamentos. A orientação é para que a população permaneça atenta e denuncie qualquer situação suspeita.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
POLÍCIA5 dias atrásPolícia Militar conduz dois faccionados com arma de fogo e drogas
-
ESPORTES6 dias atrásColômbia vence Uzbequistão e assume a ponta do Grupo K na Copa do Mundo
-
POLÍTICA5 dias atrásAL terá debate sobre autismo, meio ambiente, saúde e homenagens a personalidades de MT
-
ESPORTES7 dias atrásGana vence Panamá na estreia e assume vice-liderança do Grupo L
-
POLÍCIA7 dias atrásPolícia Civil prende homem condenado por estupro de vulnerável
-
ESPORTES7 dias atrásPortugal decepciona na estreia e empata com República do Congo na Copa do Mundo
-
POLÍCIA7 dias atrásPolícias Civis de Mato Grosso e do Pará cumprem mandado de prisão definitiva contra condenada a nove anos por tráfico de drogas
-
POLÍCIA5 dias atrásPolícia Civil, Crefito-9 e Vigilância Sanitária flagram falso terapeuta ocupacional que atende crianças em Cuiabá



