CUIABÁ
Search
Close this search box.

MATO GROSSO

Drones são usados para plantar sementes no Dia da Árvore em Itiquira

Publicado em

MATO GROSSO

Os drones podem fazer muitas coisas além de filmar e tirar fotos. Os robozinhos aéreos foram utilizados para lançar sementes e plantar árvores, em Itiquira (307 km ao sul de Cuiabá). A iniciativa, que celebrou o Dia da Árvore, aconteceu nesta quarta-feira (21/09), nas margens do Rio Itiquira. Representantes do Poder Judiciário, Ministério Público, Secretária do Meio Ambiente do município, Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) e alunos do 1º ao 6º ano da Escola Estadual Dom Aquino participaram do evento.
 
“Aproveitamos o Dia da Árvore para realizar um encontro com os alunos com o intuito de conscientizar sobre esse tema tão importante que é a sustentabilidade. Tanto o MP quanto a Secretária do Meio Ambiente são bastante engajados nessa área e não poderíamos ficar de fora. A conscientização de jovens acerca da prática de restauração de ecossistemas é inclusive uma das metas da ONU para a década 2021-2030. Essa iniciativa faz parte do Programa de Recuperação de Áreas Degradadas no Sudeste de Mato Grosso (Prorad) e há quatro anos diversas árvores foram plantadas e hoje pudemos ver como elas se desenvolveram. A ideia é fazer um trabalho continuo na região”, destaca a juíza, Fernanda Mayumi Kobayashi.
 
Durante o evento a espécie escolhida para ser semeada foi o feijão-de-porco, adubo verde bastante eficiente como fixador natural de nitrogênio, que facilita o crescimento e a germinação de outras espécies de planta nativa. “De acordo com a explicação do Normandes Matos, biólogo e professor no curso de Engenharia Agrícola e Ambiental da Universidade, o uso dos drones nessa tarefa diminui em muito a exposição de pessoas a riscos diversos, como a presença de animais silvestres”, contou a magistrada.
 
Na oportunidade também foram mostradas cápsulas utilizadas na distribuição dessas sementes e que facilitam a formação de “ilhas” ou núcleos de vegetação (nucleação florestal) com espécies diversas da flora. As cápsulas são feitas com papelão e possuem uma pequena entrada de luz para permitir a germinação.
 
#ParaTodosVerem: esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência. Imagem 1: Foto vertical colorida. Drone está sobrevoando a área que receberá as sementes.  Foto 2: Foto horizontal colorida. Todos os participantes estão perfilados em pé, em baixo de uma tenda. 
 
Larissa Klein  
Assessoria de Imprensa CGJ
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT

Leia Também:  Comarca de Itiquira está com problemas na central telefônica
Propaganda

MATO GROSSO

Congresso Nacional reúne especialistas e promove simulações de acidentes e resgates

Publicados

em

Considerado um dos principais eventos do país voltados à segurança viária e ao atendimento de emergências, o 2º Congresso Nacional de Emergência e Segurança Viária (Conesv) teve início nesta quarta-feira (24.6), no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá. O evento reúne especialistas, profissionais de resgate e representantes de 23 estados brasileiros, do Distrito Federal e de outros quatro países: Portugal, Argentina, Peru e Costa Rica para debater estratégias de prevenção de acidentes e aprimorar técnicas de resposta a emergências no trânsito.

A solenidade de abertura contou com a presença do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, além de comandantes de corporações de bombeiros e forças de segurança de diversos estados, autoridades e representantes de instituições ligadas ao setor.

Segundo o comandante-geral do CBMMT, coronel Glêdson, o congresso promove discussões sobre soluções e inovações voltadas à segurança viária, com foco na redução de acidentes de trânsito, na melhoria da infraestrutura e no fortalecimento da integração entre os órgãos responsáveis pelo atendimento às ocorrências.

“Não estaríamos hoje aqui discutindo formas seguras de atendimento e de abordagem para a retirada de vítimas presas em ferragens se não fosse o compromisso de todos com a preservação da vida. Nosso objetivo é realizar esses procedimentos da maneira mais segura possível e com a maior qualidade, para que a vítima tenha uma chance real de recuperação”, afirmou.

O comandante destacou ainda a relevância do evento diante dos índices de acidentes registrados no Estado. Atualmente, o CBMMT figura entre os principais órgãos responsáveis pelo atendimento às emergências viárias em Mato Grosso, desempenhando papel estratégico no salvamento de vítimas, na resposta rápida às ocorrências e na articulação com as demais instituições que atuam na segurança pública e na preservação da vida.

Leia Também:  Secretaria de Segurança Pública forma 60 novos policiais penais para atuarem em unidades do interior

“O Brasil tem noção do tamanho da nossa responsabilidade e da importância deste evento. Em Mato Grosso, centenas de pessoas perdem a vida todos os anos em decorrência de acidentes de trânsito. Somente neste ano, já foram registrados mais de 7,5 mil acidentes em todo o Estado. São números expressivos que reforçam a importância de estarmos reunidos para discutir soluções. Mato Grosso foi escolhido para sediar este evento nacional, que hoje já possui alcance internacional”, disse.

Participante do evento, o prefeito de Tangará da Serra, Vander Masson, destacou que o congresso fortalece as ações de prevenção, consideradas necessárias. Segundo ele, o município registra, em média, quatro acidentes por dia, cenário que gera preocupação pelos impactos causados às vítimas e às suas famílias.

“Esta iniciativa reúne representantes da maioria dos estados brasileiros, todos comprometidos com a prevenção, o atendimento de emergência e, principalmente, a redução dos acidentes. Infelizmente, os acidentes continuam ceifando vidas e deixando marcas profundas. A informação é fundamental tanto para o cidadão quanto para os profissionais que atuam no salvamento e resgate”, ressaltou.

O gerente de Fiscalização de Infraestrutura e Operação Rodoviária da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Matheus Herrero Rodero, enfatizou a importância da participação das concessionárias rodoviárias na disseminação de conhecimento e boas práticas relacionadas ao salvamento e à segurança viária.

“A ANTT administra 35 concessões rodoviárias federais, que representam quase um terço de toda a malha rodoviária federal do país. Isso demonstra a relevância deste evento e da participação das concessionárias, que contribuem para a construção e a disseminação do conhecimento em salvamento. Uma equipe bem treinada faz toda a diferença no momento do atendimento, reduzindo riscos e evitando agravamentos às vítimas”, afirmou.

Leia Também:  Limpurb faz ação em alusão ao Dia da Árvore e reforça trabalho contínuo de preservação ambiental

Já o representante da Associação Brasileira de Resgate e Salvamento (ABRES), Hilton de Souza Zeferino, destacou o papel do congresso na troca de experiências e no aprimoramento das ações operacionais voltadas ao atendimento de ocorrências de trânsito. “Anualmente, o Brasil registra a perda de milhares de vidas em sua malha viária, gerando impactos humanos e prejuízos econômicos significativos. No entanto, mais grave do que qualquer prejuízo financeiro é a perda irreparável de vidas humanas que continuam sendo ceifadas diariamente”, concluiu.

Programação

Ao longo de três dias, o 2º Conesv promove palestras, painéis e debates sobre prevenção de acidentes, redução da mortalidade no trânsito e os impactos dos sinistros viários sobre a rede de saúde e os serviços de emergência. Também serão discutidas estratégias para qualificação do atendimento às vítimas e fortalecimento da integração entre os órgãos de resposta.

A programação inclui atividades práticas, como o Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma e o Holmatro Experience, que simulam ocorrências reais de resgate. O evento também oferece os cursos Stop The Bleed e Rescue Training, voltados à capacitação em controle de hemorragias e atendimento pré-hospitalar.

O 2º Conesv segue até sexta-feira (26.6). Mais informações podem ser obtidas em https://conesv.ligabom.com.br/.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA