CUIABÁ
Search
Close this search box.

CIDADES

Consórcio do Complexo Nascentes do Pantanal é selecionado pelo Mapa para buscar adesão ao Sisbi-POA

Publicado em

CIDADES


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lançou nesta quinta-feira (24) a segunda edição do Projeto de Ampliação de Municípios Integrados ao Sisbi-Poa (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal) por Meio de Consórcios Públicos Municipais (CONSIM). Foram selecionados 31 consórcios intermunicipais de 9 Estados da Federação para participar do Projeto no período de 2022/2023, onde o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e Turístico do Complexo Nascentes do Pantanal do Estado de Mato Grosso foi selecionado, sendo o único da Região Centro-Oeste, nesta etapa.

No Evento de Lançamento em Brasília, nesta quinta-feira (24), estiveram representando o Consórcio do Complexo Nascentes do Pantanal, o Secretário Executivo, Dariu Antonio Carniel, e a Coordenadora do Serviço de Inspeção Municipal via Consórcio, a veterinária Dra. Carolina Ferrari Martins Rodrigues, que ao lado do Superintendente do MAPA no Estado de Mato Grosso, José de Assis Guaresqui assinaram termo de compromisso e participam do primeiro treinamento nesta sexta-feira (25) no auditório do Mapa em Brasília.

O objetivo do Projeto é capacitar os serviços de inspeção municipais para adesão ao sistema nacional, que permite a venda de produtos de origem animal em todo o país. Onde o MAPA, no Projeto CONSIM, irá orientar tecnicamente os consórcios públicos de municípios que buscam desenvolver seus serviços de inspeção de produtos de origem animal, visando a inclusão no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA). Após a adesão, as agroindústrias de carnes, leite, pescados, ovos, mel e respectivos derivados podem comercializar seus produtos em todo o território nacional.

Nesta etapa 2022-2023, mais 31 consórcios públicos intermunicipais, abrangendo 520 municípios, vão receber orientações técnicas do Projeto de Ampliação de Municípios Integrados ao Sisbi-Poa por Meio de Consórcios Públicos Municipais (Consim).  Onde os consórcios estão localizados em nove estados e foram selecionados por meio de Edital de Chamamento Público. 

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina destacou a importância do modelo de consórcios intermunicipais para que os produtores possam ampliar sua comercialização. “Esse é um sonho para todos os municípios e pequenos produtores brasileiros que sempre encontraram muita dificuldade na comercialização de seus produtos”, disse. 

Leia Também:  Artesãs transformadoras de sementes participam da Fit Pantanal pela primeira vez

O Projeto CONSIM está estruturado em cinco fases: inscrição, qualificação, capacitação, preparação para adesão e avaliação da equivalência. Os consórcios selecionados receberão capacitação, orientação técnica e transferências voluntárias para financiamento de veículos e equipamentos de informática.

A primeira edição do Projeto Consim foi realizada entre 2020 e 2021 e contou com a participação de 12 consórcios públicos. Desses, dez conseguiram obter adesão ao Sisbi-POA, beneficiando uma área de abrangência de 175 municípios em seis estados.

Com isto, o Sisbi-POA passou a contar com 22 Estados, o Distrito Federal, 31 Municípios individualmente, 14 Consórcios Públicos de Municípios (contemplando 260 municípios). Atualmente, existem quase 10 mil produtos com o Selo Sisbi circulando no país.

O secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, José Guilherme Leal, disse que o Sisbi-POA dobrou de tamanho nos últimos três anos. “Isso é resultado de decisão política mas também de foco na gestão para a implementação desse sistema”, disse. 

O Secretário Executivo do Consórcio do Complexo Nascentes do Pantanal, que na oportunidade representou a Presidente, Prefeita Gheysa Maria Bonfim Borgato, disse: “Foi a sensibilização e vontade dos Prefeitos dos municípios consorciados que acreditando na proposta e trabalho da equipe técnica do Consórcio, que proporcionou alcançarmos esta etapa para alcançar em futuro próximo a adesão definitiva ao Sisbi-POA”.

O Sisbi-POA faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (Suasa) e busca padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar. Para obter a equivalência dos seus serviços de inspeção junto ao Mapa, é preciso comprovar que as medidas de inspeção higiênico-sanitária e tecnológica praticadas permitem avaliar a qualidade e inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Ministério da Agricultura. 

Também participaram do evento o secretário de Política Agrícola, Guilherme Bastos, o secretário de Agricultura Familiar, Marcio Candido, o presidente da Rede Nacional de Consórcios, Victor Borges e o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

Participam do Consórcio do Complexo Nascentes do Pantanal os seguintes municípios de Mato Grosso: Araputanga, Cáceres, Curvelândia, Figueirópolis D’Oeste, Glória D’Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari D’Oeste, Mirassol D’Oeste, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu e São José dos Quatro Marcos, sobre a presidência da Prefeita Gheysa Maria Bonfim Borgato de Glória D’Oeste.

Veja a relação dos consórcios selecionados para o Projeto CONSIM: 

Leia Também:  Secretária de Turismo participa de apresentação dos resultados da FIT Pantanal 2023

  

UF

CONSÓRCIO

BA

Consorcio de Desenvolvimento Sustentável do Vale do Jiquiriçá – Cdsvj

BA

Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Circuito do Diamante da Chapada Diamantina – CIDCD

BA

Consorcio Público Intermunicipal De Infraestrutura Do Extremo Sul Da Bahia – Consorcio Construir

BA

Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sertão do São Francisco

BA

Consorcio de Desenvolvimento Sustentável do Velho Chico- CDS do Velho Chico

BA

Consorcio Intermunicipal do Oeste da Bahia

CE

Consórcio de Desenvolvimento da Região do Sertão Central Sul

MT

Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e Turístico do Complexo Nascentes do Pantanal

MG

Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Amag

MG

Consorcio Intermunicipal Multifinalitario do Vale do Paraibuna-Cimpar

MG

Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional

MG

Consórcio de Desenvolvimento da Área dos Municípios da Microrregião da Mantiqueira – CODAMMA

MG

Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba

MG

Convales-Consórcio de Saúde e Desenvolvimento dos Vales do Noroeste de Minas

MG

Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Rural Sustentável – Cidrus

MG

Consórcio Público para Gestão Integrada

MG

Consórcio Público para o Desenvolvimento do Alto Paraopeba

MG

Consórcio Intermunicipal Multifinalitário dos Municípios da Microrregião do médio Rio Pomba.

MG

Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Regional Sustentável

MG

Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Microrregião da Serra Geral de Minas – União da Serra Geral

MG

Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Microrregião do Alto Sapucaí – Cimasp

MG

Consórcio Intermunicipal de Gestão e Desenvolvimento Ambiental das Vertentes -Cigedas Vertentes

PR

Consorcio Metropolitano De Saude Do Parana – Comesp

RJ

Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense

RS

Consórcio Intermunicipal da Região Nordeste

RS

Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Taquari

SC

Consórcio Intermunicipal Multifinalitário Dos Municípios Da Amurel – CIM-AMUREL

SC

Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Região da AMFRI – CIM-Amfri

SP

Ciensp – Consórcio Intermunicipal do Extremo Noroeste de São Paulo

SP

Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista

SP

Consórcio Intermunicipal do Centro do Estado de São Paulo – Cicesp

Saiba mais:  https://www.youtube.com/watch?v=zu_T3hHVUnw

https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/noticias/mais-31-consorcios-de-municipios-serao-orientados-pelo-projeto-mapa

https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/suasa

Fonte: AMM

Propaganda

Sinop

Sinop volta a sediar Jogos Escolares e Estudantis e reúne mais de 1,3 mil atletas de 15 municípios

Publicados

em

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, e o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), realizaram na noite deste sábado (20) a cerimônia de abertura dos Jogos Escolares e Estudantis de Seleções Mato-grossenses – etapa regional Centro-Norte. O evento ocorreu no Ginásio Olímpico José Carlos Pasa e marcou o retorno da competição ao município após dez anos. A última edição sediada em Sinop ocorreu em 2016.

Ao todo, 15 municípios participam da competição: Sinop, Boa Esperança do Norte, Cláudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, Sorriso, Tapurah, União do Sul e Vera. Mais de 1,3 mil atletas disputam vagas para a fase estadual em quatro modalidades coletivas.

As disputas ocorrem em duas categorias. Os Jogos Escolares abrangem estudantes de 12 a 14 anos, enquanto os Jogos Estudantis reúnem atletas de 15 a 17 anos. As modalidades em disputa são basquete, futsal, handebol e vôlei.

O secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Gabriel Vasconcelos, destacou a importância do retorno da competição para o município. “Os Jogos Escolares e Estudantis acontecem todos os anos, desde a década de 1980, e a última vez que Sinop sediou essa competição foi em 2016. Agora, recebemos novamente esse grande evento graças à estrutura esportiva que o município possui. Hoje, Sinop é uma das principais forças do esporte em Mato Grosso e o Governo do Estado contemplou a cidade com essa etapa regional”, afirmou.

Gabriel Vasconcelos também ressaltou a dimensão da competição. “São mais de 1,2 mil atletas participantes e uma grande festa esportiva, que se estende até sexta-feira, quando ocorrerão as finais. É um evento importante para o fortalecimento do esporte e para a valorização dos nossos jovens atletas”, disse.

Leia Também:  Artesãs transformadoras de sementes participam da Fit Pantanal pela primeira vez

O diretor de Esportes da Prefeitura de Sinop, Rudy Roger, citou sobre o trabalho da administração municipal para receber as delegações. “Ao todo, são 15 municípios participantes e mais de 1,3 mil atletas. Isso mostra a força de Sinop. A capital do Nortão voltou a ser referência no esporte graças aos investimentos do prefeito Roberto Dorner, do secretário Gabriel Vasconcelos e do trabalho de toda a equipe. Para nós, é um orgulho receber todos esses atletas e seus familiares em uma cidade que é polo do Norte de Mato Grosso”, destacou.

O superintendente de Eventos Esportivos da Secel, Marcelo Cruz, ressaltou a parceria entre estado e município para a etapa regional dos Jogos Escolares e Estudantis. “Foram dez anos sem um evento desse porte em Sinop. É uma grande felicidade retomar essa parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura. Hoje, Sinop possui uma das melhores estruturas esportivas de Mato Grosso e passou muito tempo sem sediar essa competição. Estamos retomando esse trabalho com uma grande abertura e tenho certeza de que todos os municípios que vieram para cá ficaram satisfeitos com a recepção”, afirmou.

Atletas participantes

Representante de Sinop no vôlei, Sophia Bones destacou a emoção de competir em casa. “Eu jogo pelo município de Sinop e é um prazer, além de sediar esse campeonato, também participar dele. Todo atleta sonha em disputar essa competição e conquistar uma vaga para a fase estadual para poder jogar nos Jogos da Juventude. Nós nos preparamos há muito tempo, tanto fisicamente quanto psicologicamente, e as expectativas são altas. Esperamos buscar o título”, afirmou.

Leia Também:  CNM debate pauta prioritária com líder do governo no Congresso

A atleta Ana Carolina Tetila, de Boa Esperança do Norte, ressaltou a preparação da equipe de futsal. “Tenho 16 anos e jogo futsal. Foi uma semana de muitos treinos e estamos esperando uma grande competição”, disse.

Representante de Feliz Natal no futsal, Jorge Pereira também destacou a preparação do grupo para participar da competição. “Tenho 16 anos, jogo como pivô e fixo. Nós nos preparamos bastante. Recebemos a confirmação da participação e conseguimos nos organizar. Trabalhamos muito para estar aqui. A expectativa está alta e queremos fazer uma boa competição”, afirmou.

Já a atleta Luana Victória, de Lucas do Rio Verde, falou sobre a preparação da equipe de handebol. “Tenho 14 anos e represento a associação de handebol de Lucas do Rio Verde. Nossa preparação teve muito trabalho físico, corrida, exercícios de subida e aquecimento. A nossa expectativa está muito alta por causa das equipes que nós conhecemos”, comentou.

As partidas começam neste domingo (21), a partir das 8h. Os jogos de basquete ocorrem no Ginásio Primaveras. As disputas de vôlei acontecem nos ginásios Benedito Santiago e Luís Carlos Simon. Os jogos de handebol ocorrem no Ginásio Francisco Hidalgo Gimenez. Já as partidas de futsal ocorrem no Ginásio Jaime Rovelli e no Ginásio Olímpico José Carlos Pasa. A etapa regional Centro-Norte dos Jogos Escolares e Estudantis de Seleções Mato-grossenses segue até o dia 26 de junho.

A tabela completa dos jogos, com horários, locais e confrontos, está disponível AQUI.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Jhayne Lima

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA