MULHER
Horóscopo do dia: previsões para 23 de maio de 2022
MULHER


ÁRIES
Com a Lua na fase minguante, o aprendizado é deixar fluir, sem se desgastar com o que não traz resultados. Conectar-se com a intuição, cultivar sensibilidade, resolver as diferenças com o coração aberto, de forma mais pacífica. A semana promete render com o ingresso de Marte em seu signo. Vale investir em iniciativas mais inspiradas, solidárias e elevadas. Vale investir também em atividades físicas e muito movimento. O clima promete ser dinâmico. Aproveite para priorizar assuntos, concentrar-se no que for mais importante.
TOURO
O céu continua pedindo a mudança de muitos conceitos, ideias e comportamentos obsoletos. É tempo de rever valores, ajustar metas, promover adaptações. É importante cultivar flexibilidade e respeitar as mudanças nos outros também, sem cobrar ou impor suas “verdades”. A liberdade deve ser respeitada, bem como a responsabilidade na forma como se relaciona com o mundo. Vênus vai ingressar em seu signo: invista em si mesmo e deixe que cada um seja como quiser ser. Autoestima é o santo remédio.
GÊMEOS
Até o dia do seu aniversário e com a Lua minguante, é tempo de fechamento e conclusões, de esclarecer assuntos, de colocar os pingos nos is. Você pode aproveitar para fazer planejamentos e organizar-se melhor. Mercúrio e Plutão favorecem o pensamento estratégico. Pode também meditar a visualizar seus projetos se concretizando. Enquanto finaliza as pendências, aproveite para priorizar planos e metas, ganhar clareza sobre quais mudanças são necessárias promover em prol de algo maior e melhor. Estudos continuam favorecidos.
CÂNCER
O período de mudanças, reformulações e libertações continua. É tempo de questionar, estudar, pesquisar e atualizar informações. Tudo com boas doses de autonomia e independência. Precisa as iniciativas que possa encaminhar por você mesmo, sem controle, cobranças ou exigências em relação aos outros. Com a Lua minguante, finalize o que for possível sem forçar situações. Porém, quanto mais diplomacia, equilíbrio e harmonia, melhor. Procure organizar a agenda para não exagerar no trabalho, reserve tempo para cuidar de si mesmo.
LEÃO
Com o Sol em Gêmeos, abertura para esclarecer assuntos e fazer bons contatos é fundamental. Você pode conversar, pesquisar, atualizar informações. Conte com um clima mais expansivo, bom para programar viagens e fazer contatos também com regiões distantes. O céu indica garra para diversas iniciativas. Mas um pouco de recolhimento também cai muito bem, a Lua segue minguante e favorece momentos de reflexão, mais introspectivos. A flexibilidade deve vir junto com a responsabilidade.
VIRGEM
Conte com mais abertura para esclarecer dúvidas e trocar informações. Porém, é bom evitar repetições e restrições. O período ganha potencial produtivo, dinâmico e, ao mesmo tempo criativo. Você pode aprender algo novo também, praticar mantras e afirmações positivas. Em momentos de relaxamento pode ter novas ideias e compreensões. Mercúrio e Plutão combinam forças, favorecendo a intuição para identificar onde está o problema. Com investigações e análise você pode corrigi-los.
LIBRA
As trocas em suas relações estão justas e equilibradas? Você pode fazer bons contatos, mas é preciso realismo também. Independência e autonomia devem ser prioridade, evite restrições, controle e cobranças. Vênus vai se alinhar com Saturno para favorecer a organização das finanças. No dia 28 Vênus vai ingressar em Touro e ficar mais poderosa. Prepare-se, vale dar um trato no visual e refletir. Qual o valor que dá para seus dons, seu trabalho e para si mesmo? Acredita em seu merecimento de ser feliz e prosperar?
ESCORPIÃO
A intuição continua afiada! Mercúrio segue em harmonia com Plutão: é tempo de conversas mais sensíveis, profundas, amorosas e transformadoras. Terapias e mergulhos mais profundos na alma continuam favorecidos. Ao invés da agressividade para confrontos, invista na flexibilidade e no bom humor. Assim pode obter bons diagnósticos, ganhar mais clareza sobre as ações e os movimentos que deve promover. Ao entrar em sintonia com tudo o que o cerca, você pode investir também na saúde e nos cuidados pessoais.
SAGITÁRIO
O tempo é um fator importante para que possa resolver tudo o que estava emperrado. Estabelecido o diagnóstico, faça o que tiver de ser feito, estabeleça pactos e conciliações. Conte com mais profundidade para importantes compreensões. Ao mesmo tempo, o conservadorismo deve ser deixado de lado para que possa absorver as novidades que chegam através de amigos, colegas de trabalho e lançamentos do mercado. Aproveite para dialogar, esclarecer, encaminhar ou finalizar o que for possível. Conte com energia! Porém, evite exagerar nos gastos, busque prazeres com comedimento.
CAPRICÓRNIO
Bom período para o diálogo, para a tomada de decisões com raciocínio rápido. Mercúrio se combina com Plutão, favorecendo pesquisas, estudos e a resolução de pendências. Vênus e Saturno também se combinam: você só tem a ganhar se souber cultivar maturidade nos gastos e nas relações. Aproveite para alinhar interesses e se conectar com pensamentos mais prósperos. A dica é usar a comunicação com gentileza e consciência, para aprofundar os relacionamentos, encaminhar tarefas e conquistar mais espaço.
AQUÁRIO
É tempo de finalizações, em clima de dinamismo. Vênus e Saturno se combinam para favorecer o comprometimento, que pode ser equilibrado com doas doses de autonomia. Não é hora de forçar situações ou gastar energia com confrontos, mas de deixar a vida fluir, confiar, cultivar fé e inspiração. Se o peso das responsabilidades falar mais alto, procure cultivar uma postura profissional, madura e competente. Reserve tempo para os cuidados com a saúde. Momentos de reflexão e recolhimento também são importantes.
PEIXES
Você pode seguir mais inspirado, disposto a conversar, trocar ideias e atualizar informações. Netuno continua em seu signo, prometendo mais inspiração, romantismo e refinamento. Com o Sol em Gêmeos você pode ativar contatos, introduzir mudanças e resolver o que for possível. É hora de arregaças as mangas e agir! Porém, cuidado com exageros nos gastos e na vida amorosa. Invista no critério, no comedimento, na atenção e na objetividade para que possa aprimorar suas sensíveis inspirações.
Agora você pode acompanhar todos os conteúdos do iG Delas pelo nosso canal no Telegram. Clique no link para entrar no grupo. Siga também o perfil geral do Portal iG.

MULHER
Banalização da TPM se torna instrumento do machismo


O mais recente estudo realizado pelo Instituto de Pesquisas e Estudos do Feminino, chamado “Ihhhhh, tá de TPM, né?”, revela que 74,8% das mulheres no mercado de trabalho já foram vítimas de machismo por meio da banalização da TPM. Segundo o artigo, a argumentação serve para descredibilizar a competência profissional feminina e transformar as mulheres em seres sem autocontrole emocional.
De acordo com a psicanalista e idealizadora do IPEFEM, Ana Tomazelli, o mito das mulheres incontroláveis permeia desde a Idade Média e teve o seu ápice no século XIX, em que, teorias como a “histeria feminina” ganharam força por toda a comunidade cientifica ocidental.
“O mito das mulheres descontroladas, que ganha força a partir da Idade Média, tem seu ápice no fim do século XIX, quando Freud atribui ao útero a causa de alguns sintomas e desenvolve a tese das mulheres histéricas, que ganha força no século XX com peças publicitárias, filmes, novelas e livros. Agora, é só juntar o quebra-cabeça: no ambiente de trabalho, esse mito afeta diretamente a reputação das mulheres e coloca em risco a confiança em seu trabalho, já que, supostamente, elas são dominadas por uma força incontrolável capaz de alterar sua capacidade de discernimento e bom-senso uma vez por mês, com o ciclo menstrual. São vistas como suscetíveis a erros, a reações desproporcionais e acessos de raiva, o que poderia comprometer os resultados, a produtividade e a imagem perante um cliente, por exemplo. É o que eles dizem”, diz a pesquisadora.
A TPM consegue fazer a mulher perder o autocontrole e o poder de julgamento?
A ginecologista Bruna Conde explica que não é bem assim. Entre os sintomas da tensão pré-menstrual, TPM, que podem ser tanto físicos, como cólicas no útero, dores nas costas e na cabeça, como psicológicos, a TPM pode intensificar problemas pré-existentes, como ansiedade, estresse e depressão.
“A TPM provoca uma queda e desordem de hormônios muito brusca que gera alterações psicológicas muitas vezes bem fortes. Ainda mais se a mulher já apresenta casos de estresse, ansiedade ou depressão, no período da TPM pode se intensificar”, esclarece a profissional.
Banalização da TPM
Apesar de a tensão pré-menstrual realmente poder causar uma intensificação em sensações, como estresse e cansaço, o artigo demonstra como dentro do ambiente de trabalho, a TPM é usada de forma banalizada e para constranger e descredibilizar as mulheres.
“Principalmente com as piadas de mau gosto, que insistem em relacionar uma resposta mais assertiva com ‘exagero’ ou ‘destempero’. Ou uma resposta mais emotiva, com ‘extrema sensibilidade’ ou ‘descontrole’. Um exercício muito interessante é imaginar sempre o contrário binário do gênero: um homem sendo firme te causa estranhamento? Um homem te dando ordens te soa fora de contexto? Provavelmente, não”, fala Tomazell.
A psicanalista ainda argumenta como o machismo tenta sempre inferiorizar tudo que é meramente relacionado ao corpo feminino e que muitas vezes o “descontrole” está mais ligado a problemas que a pessoa já possui e que não têm ligação com a competência profissional.
“O que está em jogo, aqui, são os sentimentos, mais do que a menstruação em si. Ela é um símbolo, um veículo, quase um território onde os sentimentos, em teoria, ficam ‘descontrolados’, o que é de um absurdo sem tamanho. Sentimentos todos temos e o destempero ou o descontrole está muito mais relacionado ao histórico de vida da pessoa, às narrativas em que ela se encontra e às respostas emocionais que ela aprendeu quando criança do que qualquer outra coisa. Um período de sensibilidade emocional para pessoas que têm útero deve ser de acolhimento e não crítica. Pois, nada têm a ver com performance profissional”, conclui a psicanalista.
Agora você pode acompanhar todos os conteúdos do iG Delas pelo nosso canal no Telegram. Clique no link para entrar no grupo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Mulher
-
POLITÍCA NACIONAL7 dias atrás
Em jantar com empresários, Lula e Alckmin se comprometem com parceria
-
ESPORTES7 dias atrás
Inter larga em desvantagem nas oitavas da CONMEBOL Sul-Americana
-
AUTO5 dias atrás
Ford inicia exportação de tecnologias desenvolvidas no Brasil
-
AUTO7 dias atrás
Hyundai revela sedã elétrico Ioniq 6, que faz de 0 a 100 km/h em 5,5 s
-
POLÍCIA5 dias atrás
Tio de 62 anos é preso pela Polícia Civil por estupro de vulnerável contra sobrinha
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrás
Claudia Raia entrega que Marisa Monte perdeu virgindade com Frota
-
POLITÍCA NACIONAL7 dias atrás
Bolsonaro falou mal de Lula para Biden, diz assessor da Presidência
-
ESPORTES7 dias atrás
Promessa do Internacional está a mira do Cuiabá