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Postos tradicionais no Brasil se preparam para os carros elétricos

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Eletroposto da Shell em Londres tem espaço de conveniência e deverá servir de base para o que teremos no Brasil
Divulgação/Shell

Eletroposto da Shell em Londres tem espaço de conveniência e deverá servir de base para o que teremos no Brasil

As companhias petrolíferas sabem que a matéria prima do seu produto é um recurso finito. Na Europa e Estados Unidos já é comum ver grandes empresas do ramo do petróleo demonstrando interesse e apoiando a mobilidade elétrica.

No Brasil, o cenário de carregadores elétricos ainda é impulsionado por fabricantes de automóveis que oferecem veículos elétricos e algumas parcerias de estabelecimentos, como shoppings, em regiões nobres que oferecem carregadores para seus clientes.

Partindo do princípio de alinhar sua operação com o futuro, a Raízen e a Plataforma Capital lideram um investimento de R$ 10 milhões na Tupinambá Energia, startup focada na operação de postos de recarga , com fornecimento de carregadores, softwares, aplicativos e serviços relacionados à recarga de veículos elétricos.

A Tupinambá oferece uma plataforma digital que integra uma rede de pontos de recarga e facilita a vida dos usuários de veículos elétricos , devido aos mais de mil carregadores registrados e seu sistema. Além disso, ainda oferece o diferencial de disponibilizar painéis publicitários em suas estações.

Esse investimento da Raízen na Tupinambá pode render à Shell, que é representada no Brasil pela Raízen, seus primeiros eletropostos no país e alinhar o mercado brasileiro com outras praças da Shell ao redor do mundo.

Embora o carro chefe da Raízen seja o etanol , a empresa imagina que o combustível poderá continuar sendo utilizado no Brasil juntamente com outras fontes de energia renováveis. 

Os carregadores de Tupinambá energia vêm com espaço para anúncios publicitários entre os diferenciais
Divulgação

Os carregadores de Tupinambá energia vêm com espaço para anúncios publicitários entre os diferenciais

Conforme Rafael Rebello, diretor de Soluções de Energia e Renováveis da Raízen, “o etanol é e continuará a ser protagonista na transição energética , pois é um combustível de fácil implementação em veículos leves e com infraestrutura já estabelecida”.

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Ainda segundo Rebello, “há diversas empresas interessadas em compor uma frota com  veículos a etanol e elétricos , e a Raízen está pronta para atendê-los. Nosso objetivo é ser líder na oferta de infraestrutura de recarga com energia renovável”, completou o executivo. 

A meta da Shell é instalar cerca de 2,5 milhões de carregadores em todo o mundo até 2030. Na Argentina, onde também é representada pela Raízen, a Shell deverá ter seu primeiro carregador nos próximos meses, apesar de ter um mercado de híbridos e elétricos menor que o brasileiro.

Para efeito de comparação, em 2020 e 2021, a soma de elétricos e híbridos vendidos na Argentina foi de 8.254 veículos, o mercado brasileiro vende anualmente uma quantidade maior desde 2019, e superou esse número no primeiro trimestre de 2022.

Em outros países, principalmente na Europa, a Shell já oferece uma estrutura mais robusta, como acontece na Inglaterra, onde recentemente foi inaugurado o “Shell EV Hub”, um centro de recarga para veículos elétricos com 12 carregadores.

Construído onde funcionava um posto de gasolina e diesel da própria companhia, o eletroposto conta com nove carregadores ultra-rápidos do tipo CCS, e três do tipo ChaDeMo, e ainda tem com um espaço de conveniência, onde clientes podem esperar enquanto seus veículos carregam.

Para instalação de uma rede de recarga rápida é preciso um grande investimento e uma estrutura adequada
Divulgação

Para instalação de uma rede de recarga rápida é preciso um grande investimento e uma estrutura adequada

No Reino Unido esse movimento faz sentido, já que entre janeiro e abril deste ano, já haviam sido vendidos 77 mil veículos 100% elétricos por lá (ante 12.976 no Brasil).

Para Clemente Gauer, advisor da Tupinambá Energia , um movimento parecido com o realizado pela Shell em Londres não é algo muito distante da realidade brasileira. “Observamos o sucesso das estações rápidas em metrópoles como São Paulo sempre com baixíssima ociosidade”, comentou Gauer.

“As estações de recarga rápida nas cidades serão pontos estratégicos para um bom café e uma breve pausa de 10 minutos, tempo este, hoje já mais que suficiente para se percorrer uma centena de quilômetros”, completou ele.

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Para Rebello, da Raízen, a situação é mais complexa, e a instalação de pontos de recarga demandará muito estudo sobre a necessidade dos clientes de cada localidade. “As necessidades dos consumidores de veículos elétricos são diferentes dos de combustível líquido. É preciso fazer uma análise cuidadosa sobre os diferentes momentos de abastecimento e demandas de cada região”, disse o executivo. 

Hoje a Shell conta com uma estrutura de mais de seis mil postos de combustíveis em todo o Brasil e instalar pelo menos um carregador elétrico em cada posto poderia acelerar a adesão à mobilidade elétrica no país, mas Gauer acredita que os estabelecimentos irão responder à demanda, e não se antecipar a ela.

Carregador instalado em posto de combustível tradicional pode ser opção ideal para os consumidores
Reprodução/Facebook/Shell

Carregador instalado em posto de combustível tradicional pode ser opção ideal para os consumidores

“O custo de uma estação de carga rápida ainda é elevado e a infraestrutura elétrica em algumas localidades pode encarecer o projeto. Porém, a medida que a frota se converter à energia elétrica, os postos farão o mesmo. Enxergamos este movimento na Europa, especialmente na Noruega e sabemos que o mesmo deverá acontecer no Brasil, concluiu o executivo da Tupinambá. Para Rebello, a dificuldade é conciliar o formato que os postos tradicionais possuem, com o formato que os elétricos necessitam. “Após definir o local que irá oferecer a melhor experiência para os clientes de veículos elétricos , a principal barreira é conciliar o formato do posto convencional com as vagas para recarga elétrica e a capacidade de carga elétrica local”, explicou ele. Porém, Rebello afirma que a Raízen e Shell irão usar da expertise adquirida em outros mercado para implementar da melhor forma sua estrutura no Brasil. “Estamos reunindo aprendizados de mercados globais em que a Shell atua que serão facilmente replicados, otimizando a implementação de pontos de recarga”, revelou.

A eletrificação dos veículos é tendência no mundo inteiro, seja por desejo de clientes ou pressão de governos por medidas ambientais mais restritivas. O aumento de número de eletrificados mostra que a tendência também chegou ao Brasil , mas ainda é muito distante do grande público. Você, leitor, acredita que o Brasil terá algum dia um grande número de eletrificados pelas ruas?

Fonte: IG CARROS

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Aceleramos o novo Hyundai HB20 na pista. Veja as primeiras impressões

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Hyundai HB20 2023 passa a ter novo visual, agora mais harmônico do que antes das mudanças
Guilherme Menezes e divulgação

Hyundai HB20 2023 passa a ter novo visual, agora mais harmônico do que antes das mudanças

A Hyundai acaba de lançar o novo HB20 da linha 2023, com visual e equipamentos totalmente renovados. Os faróis e as lanternas traseiras (que agora são integradas) ganham assinatura de LED para as luzes diurnas.

Entre as principais mudanças, os para-choques e as laterais ganharam mais vincos. As rodas também são novas. O interior, por sua vez, foi redesenhado e, como destaque, vem equipado com a nova central multimídia de 8 polegadas , com conectividade para Apple Car Play e Android Auto, carregador por indução e  cluster digital na versão topo de linha Platinum Plus.

Pelo menos no primeiro contato com o carro não notamos mudanças significativas em relação à ergonomia e o manuseio da central multimídia na comparação com o  Hyundai HB20 da linha 2022. Além disso, como o conjunto mecânico não mudou, o comportamento do carro em movimento também continua o mesmo.

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Os motores já haviam recebido novos bicos injetores e melhorias no catalisador, para serem aprovados pelo Proconve L7. Com injeção direta, o  1.0 turbinado rende 120 cv e 17,5 kgfm de torque a 1.500 rpm. Além dele, o motor aspirado também é o mesmo 1.0, de 80 cv e 10,2 kgfm. Pode vir equipado tanto com o câmbio manual de 5 marchas, quanto com o automático de seis.

Entre as novidades no quesito da segurança, o Hyundai HB20 da linha 2023 traz seis airbags em todas as versões, bem como aviso e assistente de colisão e ponto cego, assistente de manutenção de faixa, bem como sistema de frenagem autônoma.

A reportagem de  iG Carros esteve no evento de lançamento, no Circuito Panamericano (SP) , em Elias Fausto (SP) para testar o novo HB20 da versão hatch, nas condições mais exigentes. Após algumas voltas “pisando tudo”, vemos como o carro é bem equilibrado e previsível. Com isso, para um hatch compacto , consegue contornar curvas em velocidades elevadas. Outro ponto positivo é a boa posição ao volante.

Entretanto, como ainda se trata de um carro urbano , notamos que a sua suspensão não conta com a rigidez mais adequada para o melhor balanço entre laterais — algo que ainda vai exigir sutileza do motorista nos movimentos ao volante. Não pudemos testar o carro nas ruas, entretanto, deve ter a maciez necessária para enfrentar o piso mal conservado da maioria das vias brasileiras.

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Outro aspecto que, mais uma vez, nos lembra que o habitat do carro não são as pistas fechadas, é a programação do câmbio automático , que é voltada mais para a economia de combustível. Todas as vezes que era hora de pisar fundo na saída das curvas, a resposta vinha tarde demais.

Se acelerássemos antes do ideal (já prevendo a letargia da resposta), muitas vezes acertávamos o ponto . Entretanto, em alguns momentos, o carro “decidia” responder mais imediatamente e, assim, o tendia a escapar a dianteira (o que é outra característica importante para a segurança do condutor).

Ainda iremos testar o novo Hyundai HB20 2023 no dia a dia, tanto na carroceria hatch (que pudermos conhecer), quanto na sedã, que será mostrada em breve. Mas, de todo modo, as primeiras impressões foram positivas. O modelo é dócil ao volante e ficou com desenho mais interessante. O carro começa a chegar ás lojas a partir de agosto. Confira os preços a seguir. 

Sense 1.0: R$ 76.690

Comfort 1.0: R$ 79.990

Limited 1.0: R$ 85.490

Comfort Turbo: R$ 93.790

Comfort Turbo AT6: R$ 99.390

Platinum 1.0 AT: R$ 105.390

Platinum Plus: R$ 114.390

Fonte: IG CARROS

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