CUIABÁ

AUTO

Conheça a história do Ford Modelo A que está no Museu dos Correios

Publicado em

AUTO

source
Ford Modelo A  que foi restaurado e fica no Museu dos Correios, que fica no Distrito Federal, em Brasília
Divulgação

Ford Modelo A que foi restaurado e fica no Museu dos Correios, que fica no Distrito Federal, em Brasília

A capital brasileira é uma rota turística repleta de agendas culturais. Uma delas é o Museu Nacional dos Correios que vale visitar em Brasília para conhecer importante parte da história das telecomunicações no País.

O acervo conta com cerca de um milhão de peças e uma delas é o Ford Modelo A usado pelo marechal Cândido Rondon para implantar a rede de telégrafo na região oeste e Amazônia ocidental nos anos 30.

O carro foi restaurado pela Ford na década de 1980 e tive o prazer de participar da organização do evento. Ele foi encontrado deteriorado num depósito federal.

Inusitado também foi colocar o Modelo A no último piso do prédio de 5 andares do museu. Foi desmontada a fachada de vidro do edificio e o Modelo A foi içado para entrar completo e mereceu capa do jornal O Estado de S.Paulo com a chamada, “um carro voando em Brasilia”.

Leia Também:  Conheça o brasileiro que tatua máfia do Japão com técnica ancestral

O Modelo A 1929 usado pelo Randon é equipado com um motor de 4 cilindros , 3.3 litros, refrigerado a água, que produzia 40 HP. A velocidade máxima era de 105 Km/h e o consumo variava entre 8Km/l em ciclo urbano a 12 km/l em rodovias.

O sistema de transmissão era manual com três marchas não sincronizadas, e o sistema de freios era a tambor nas quatro rodas. O Modelo A foi produzido de 1928 a 1932 é atingiu quase 5 milhões de veículos vendidos no mundo .

Neste texto, vale um tributo a saga do Marechal Rondon. Ele é o “Pai das Telecomunicações Brasileiras” e a data de seu nascimento (5 de maio) marca o Dia das Comunicações.

Rondon foi um dos defensores da criação do Parque Nacional do Xingu . A demarcação de terras indígenas, conforme ele acreditava, era uma forma de proteger os índios da cobiça daqueles que invadiam suas terras, cometendo todo tipo de violência.

Sua doutrina em relação aos índios foi resumida por sua frase mais famosa: “morrer se preciso for, matar nunca”. Muito apropriado nos dias de hoje. Voltando à indústria automobilística,  no mês de junho, a Ford completa 119 anos no mundo.

Leia Também:  Bajaj tem planos para linha de motos elétricas e deve incluir o Brasil

No Brasil, a Ford está desde 1919, mesmo agora com uma operação menor. Já montou aqui grandes clássicos, incluindo o Modelo A , que fazem parte da cultura do automóvel.

Fonte: IG CARROS

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

AUTO

Aceleramos o novo Hyundai HB20 na pista. Veja as primeiras impressões

Publicados

em

Hyundai HB20 2023 passa a ter novo visual, agora mais harmônico do que antes das mudanças
Guilherme Menezes e divulgação

Hyundai HB20 2023 passa a ter novo visual, agora mais harmônico do que antes das mudanças

A Hyundai acaba de lançar o novo HB20 da linha 2023, com visual e equipamentos totalmente renovados. Os faróis e as lanternas traseiras (que agora são integradas) ganham assinatura de LED para as luzes diurnas.

Entre as principais mudanças, os para-choques e as laterais ganharam mais vincos. As rodas também são novas. O interior, por sua vez, foi redesenhado e, como destaque, vem equipado com a nova central multimídia de 8 polegadas , com conectividade para Apple Car Play e Android Auto, carregador por indução e  cluster digital na versão topo de linha Platinum Plus.

Pelo menos no primeiro contato com o carro não notamos mudanças significativas em relação à ergonomia e o manuseio da central multimídia na comparação com o  Hyundai HB20 da linha 2022. Além disso, como o conjunto mecânico não mudou, o comportamento do carro em movimento também continua o mesmo.

Leia Também:  GWM investe R$ 10 bilhões em redes de recarga elétrica até 2023

Os motores já haviam recebido novos bicos injetores e melhorias no catalisador, para serem aprovados pelo Proconve L7. Com injeção direta, o  1.0 turbinado rende 120 cv e 17,5 kgfm de torque a 1.500 rpm. Além dele, o motor aspirado também é o mesmo 1.0, de 80 cv e 10,2 kgfm. Pode vir equipado tanto com o câmbio manual de 5 marchas, quanto com o automático de seis.

Entre as novidades no quesito da segurança, o Hyundai HB20 da linha 2023 traz seis airbags em todas as versões, bem como aviso e assistente de colisão e ponto cego, assistente de manutenção de faixa, bem como sistema de frenagem autônoma.

A reportagem de  iG Carros esteve no evento de lançamento, no Circuito Panamericano (SP) , em Elias Fausto (SP) para testar o novo HB20 da versão hatch, nas condições mais exigentes. Após algumas voltas “pisando tudo”, vemos como o carro é bem equilibrado e previsível. Com isso, para um hatch compacto , consegue contornar curvas em velocidades elevadas. Outro ponto positivo é a boa posição ao volante.

Entretanto, como ainda se trata de um carro urbano , notamos que a sua suspensão não conta com a rigidez mais adequada para o melhor balanço entre laterais — algo que ainda vai exigir sutileza do motorista nos movimentos ao volante. Não pudemos testar o carro nas ruas, entretanto, deve ter a maciez necessária para enfrentar o piso mal conservado da maioria das vias brasileiras.

Leia Também:  Adolescentes socioeducandos conhecem Museu de História Natural de Mato Grosso

Outro aspecto que, mais uma vez, nos lembra que o habitat do carro não são as pistas fechadas, é a programação do câmbio automático , que é voltada mais para a economia de combustível. Todas as vezes que era hora de pisar fundo na saída das curvas, a resposta vinha tarde demais.

Se acelerássemos antes do ideal (já prevendo a letargia da resposta), muitas vezes acertávamos o ponto . Entretanto, em alguns momentos, o carro “decidia” responder mais imediatamente e, assim, o tendia a escapar a dianteira (o que é outra característica importante para a segurança do condutor).

Ainda iremos testar o novo Hyundai HB20 2023 no dia a dia, tanto na carroceria hatch (que pudermos conhecer), quanto na sedã, que será mostrada em breve. Mas, de todo modo, as primeiras impressões foram positivas. O modelo é dócil ao volante e ficou com desenho mais interessante. O carro começa a chegar ás lojas a partir de agosto. Confira os preços a seguir. 

Sense 1.0: R$ 76.690

Comfort 1.0: R$ 79.990

Limited 1.0: R$ 85.490

Comfort Turbo: R$ 93.790

Comfort Turbo AT6: R$ 99.390

Platinum 1.0 AT: R$ 105.390

Platinum Plus: R$ 114.390

Fonte: IG CARROS

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA